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dc.contributor.advisorLeite, Fernando César Lima-
dc.contributor.authorSantillán Aldana, Julio Francisco-
dc.date.accessioned2014-10-06T12:03:41Z-
dc.date.available2014-10-06T12:03:41Z-
dc.date.issued2014-10-06-
dc.date.submitted2014-03-07-
dc.identifier.citationSANTILLÁN ALDANA, Julio Francisco. Modelos de negócio dos periódicos científicos de acesso aberto na América Latina e Caribe. 2014. 246 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16386-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014.pt_BR
dc.description.abstractApresenta um estudo que tem como objetivo principal identificar características dos modelos de negócio dos periódicos científicos de acesso aberto na América Latina e Caribe. A metodologia aplicada girou em torno a dois elementos de análises: os periódicos científicos de acesso aberto da região e os editores destes periódicos. Se uso como fonte de dados o Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas de América Latina e o Caribe, Espanha e Portugal (LATINDEX), e o Directory of Open Access Journals (DOAJ). Foram empregados dois instrumentos de coleta de dados: uma lista de verificação e um questionário. Nos resultados gerais se identificaram um total de 3246 periódicos, onde predominavam as publicações das Ciências Sociais, sendo a instituição editora prevalente a universidade pública. As modalidades dominantes de receita destas publicações são o subsídio institucional e as cotas de adesão. O estudo conclui que o modelo de negócio de acesso aberto na América Latina e Caribe tem características que distinguem e diferenciam a este modelo do praticado e desenvolvido em outras regiões. No entanto as limitações econômicas destes periódicos podem desacelerar seu desenvolvimento sendo necessário tomar ações que revertam estas circunstancias. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractPresents a study which main objective is to identify characteristics of the business models of open access journals in Latin America and the Caribbean. The methodology focused on two elements of analysis: open access journals from the region and the editors of these journals. Was used as a data source the Regional Cooperative Online Information System for Scholarly Journals from Latin America, the Caribbean, Spain and Portugal (LATINDEX) and the Directory of Open Access Journals (DOAJ). Were applied a checklist and a questionnaire as data collection instruments. In these way were identified a total of 3246 journals, with a majority presence of Social Sciences area, where a prevalent publishing institution is the public university. The dominant modes of incomes of these journals are the institutional subsidies and membership dues. The study concludes that the business model of open access in Latin America and the Caribbean has features that distinguish and differentiate of the model practiced and developed in other regions. But economic constraints of these journals can slow its development being necessary to take action to reverse these circumstances. ___________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractPresenta un estudio que tiene como objetivo principal identificar características de los modelos de negocio de las revistas científicas de acceso abierto de América Latina y el Caribe. La metodología aplicada giró en torno a dos elementos de análisis: las revistas científicas de acceso abierto de la región y los editores de estas revistas. Se uso como fuente de datos el Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina y Caribe, España y Portugal (LATINDEX), y el Directory of Open Access Journals (DOAJ). Se aplicaron dos instrumentos de colecta de datos: una lista de verificación y un cuestionario. En los resultados generales se identificaron un total de 3246 revistas, donde predominaban las publicaciones del área de las Ciencias Sociales, siendo la institución editora prevalente la universidad pública. Las modalidades dominantes de ingreso de estas revistas son el subsidio institucional y las cuotas de membrecía. El estudio concluye que el modelo de negocio de acceso abierto en América Latina y Caribe tiene características que la distinguen y diferencian del modelo practicado y desarrollado en otras regiones. Sin embargo las limitaciones económicas de estas revistas pueden desacelerar su desarrollo siendo necesario tomar acciones que reviertan estas circunstancias.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleModelos de negócio dos periódicos científicos de acesso aberto na América Latina e Caribeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComunicação na ciênciaen
dc.subject.keywordPeriódicos eletrônicosen
dc.subject.keywordAcesso aberto à informaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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