http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliacaoAplicacaoBaseada.pdf | 975,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software |
Outros títulos: | Evaluating the implementation of problem based learning approach in human-computer interaction discipline from software engineering course |
Autor(es): | Sales, André Barros de Esposte, Arthur de Moura Del Sales, Márcia Barros de |
Assunto: | Interação homem-máquina Aprendizagem Didática |
Data de publicação: | Dez-2013 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Referência: | SALES, André Barros de; Del, Arthur de Moura; SALES, Márcia B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932>. Acesso em: 2 jun de 2014. |
Resumo: | A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensinoaprendizagem tem sido uma instigação para alguns educadores. Nesse contexto, e diante dessa necessidade, tem-se experimentado a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o uso da PBL na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 28 alunos, que analisaram e avaliaram essa metodologia por meio de questionários durante três semestres consecutivos. Observouse que os alunos demonstraram satisfação com a utilização dessa metodologia empregada nas aulas dessa disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The search for didactic approaches to improve the process of teaching and learning has been an instigation to some educators. In this context and in the face of this need, the methodology of Problem Based Learning (PBL - Problem Based Learning) has been experienced in the disciplines of undergraduate courses. This paper presents the use of PBL in the Software Engineering course’s, from Faculdade UnB Gama from UnB, discipline of Human-Computer Interaction. This research involved the participation of 28 students, which examined and evaluated this methodology by means of questionnaires for three consecutive semesters. It was observed that the students were satisfied with the use of this methodology in the classroom for this course. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama |
Licença: | RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932. Acesso em: 2 jun 2014. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.