Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoAplicacaoBaseada.pdf975,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
Outros títulos: Evaluating the implementation of problem based learning approach in human-computer interaction discipline from software engineering course
Autor(es): Sales, André Barros de
Esposte, Arthur de Moura Del
Sales, Márcia Barros de
Assunto: Interação homem-máquina
Aprendizagem
Didática
Data de publicação: Dez-2013
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: SALES, André Barros de; Del, Arthur de Moura; SALES, Márcia B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932>. Acesso em: 2 jun de 2014.
Resumo: A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensinoaprendizagem tem sido uma instigação para alguns educadores. Nesse contexto, e diante dessa necessidade, tem-se experimentado a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o uso da PBL na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 28 alunos, que analisaram e avaliaram essa metodologia por meio de questionários durante três semestres consecutivos. Observouse que os alunos demonstraram satisfação com a utilização dessa metodologia empregada nas aulas dessa disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The search for didactic approaches to improve the process of teaching and learning has been an instigation to some educators. In this context and in the face of this need, the methodology of Problem Based Learning (PBL - Problem Based Learning) has been experienced in the disciplines of undergraduate courses. This paper presents the use of PBL in the Software Engineering course’s, from Faculdade UnB Gama from UnB, discipline of Human-Computer Interaction. This research involved the participation of 28 students, which examined and evaluated this methodology by means of questionnaires for three consecutive semesters. It was observed that the students were satisfied with the use of this methodology in the classroom for this course.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Licença: RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932. Acesso em: 2 jun 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.