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Titre: Novos museus de arte : entre o espetáculo e a reflexão
Auteur(s): Amaral, Dianna Izaías
Orientador(es):: Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto:: Museus
Indústria cultural
Museus - arquitetura
Museu Nacional de Brasília
Fundação Iberê Camargo
Museologia
Date de publication: 29-sep-2014
Référence bibliographique: AMARAL, Dianna Izaías. Novos Museus de Arte: entre o espetáculo e a reflexão. 2014. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: Esta dissertação tem por tema a consolidação de novos museus mediante a Indústria Cultural. A comercialização da cultura e a renovação das demandas museológicas exigem das instituições o enfrentamento de uma dupla questão: ser uma possibilidade de diversão e entretenimento e, paralelamente, oferecer espaços apropriados para exposições, ações educativas, pesquisas e preservação. Equacionar esses propósitos de maneira adequada parece constituir-se em um grande desafio para aqueles envolvidos na criação de um museu, a exemplo dos arquitetos. Investigar a complexidade atual do programa museal, o papel de seus edifícios como ícones urbanos e recursos de marketing e a relação entre espaço físico e dinâmicas museológicas proporciona um melhor entendimento sobre os museus contemporâneos. A análise comparativa entre duas recentes instituições brasileiras, Museu Nacional de Brasília e Fundação Iberê Camargo, permite vislumbrar os lemas e os dilemas com os quais os museus lidam para se consolidarem simbólica e economicamente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The subject of this dissertation is the consolidation of new museums by the Cultural Industry. The commercialization of culture and the renewal of museological demands require the institutions to face a double question: to become a possibility of fun and entertainment and, in parallel, to provide appropriated spaces for exhibitions, educational activities, research and preservation. Balancing these purposes adequately seems to be a great challenge for those involved in the creation of a museum, like the architects. To investigate the complexity of the current museum program, the role of its buildings as urban icons and marketing resources and the relationship between physical space and museological dynamics provides a better understanding of contemporary museums. The comparative analysis of two brazilian recent institutions, Museu Nacional de Brasília and Fundação Iberê Camargo- provides a glimpse about slogans and dilemmas which museums deal with to consolidate themselves symbolic and economically.
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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