http://repositorio.unb.br/handle/10482/16307
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_GrazielleAparecidadeOliveiraFerreira.pdf | 10,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva do letramento : um (re) significar da prática docente? |
Outros títulos: | Formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva do letramento : um resignificar da prática docente? Continuing training of literacy teachers from the perspective of literacy : a (re) define the teaching practice? |
Autor(es): | Ferreira, Grazielle Aparecida de Oliveira |
Orientador(es): | Freitas, Vera Aparecida de Lucas |
Assunto: | Professores - formação Educação permanente - alfabetização Letramento Pedagogia - prática |
Data de publicação: | 19-Set-2014 |
Data de defesa: | 28-Mar-2014 |
Referência: | FERREIRA, Grazielle Aparecida de Oliveira. Formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva do letramento: um (re)significar da prática docente? 2014. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Neste estudo, buscou-se investigar quais as contribuições que o curso de formação continuadaPráticas de Letramento e Processos de Alfabetização fornece aos professores em formação com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica do professor alfabetizador na perspectiva de alfabetizar letrando. Esse curso é oferecido aos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Anápolis-GO pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), setor da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Verificamos também se os professores alfabetizadores se apropriam dos saberes teóricos relacionados à alfabetização e ao letramento e se fazem a transposição didática desses conhecimentos adquiridos no curso de formação em sua prática pedagógica. Assim, para tratar dos conceitos de alfabetização e letramento, aportamos em Soares, Rojo, Carvalho, Kleiman, Santos, Albuquerque e Mendonça. Para a compreensão do contexto sócio-histórico e político da formação continuada de professores no Brasil, procuramos embasamento nos documentos oficiais tais quais a LDB n.º 5.692/71 e n.º 9.394/96, o PNE Lei 10.172/2001, o PNE 2011/2020 Lei 8.035 /2010, bem como em Oliveira e Duarte. Em relação à concepção de formação continuada dialogamos com Imbernón, Prada, Tardif, Pimenta e Ribeiro. Para fundamentarmos sobre a prática pedagógica, buscamos suporte em Veiga; para a transposição didática, recorremos àChevallard. Adotamos como metodologiaa pesquisa qualitativaetnografia colaborativa trazendo as contribuições de Bortoni-Ricardo, Ibiapina, André e Lüdke e André. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigates of the benefits of the continuing education course Práticas de Letramento e Processos de Alfabetização in Literacy teachers’ education, aiming to enrich their pedagogical practice. This course if offered to Literacy teachers in the municipal education system of Anápolis-GO by the Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), section of the Secretaria Municipal de Educação (Semed). We also inquire whether teachers appropriate theoretical knowledge on literacy offered by the course and transpose it to their pedagogical practice. Finally, in order to further explore the concept of literacy, we deliverSoares, Rojo, Carvalho, Kleiman, Santos, Albuquerque and Mendonça. Aiming to better comprehend the sociohistorical and politic context of continuing education for teachers in Brazil, we sought grounding on the following official documents: LDB nº 5.692/71 and 9.394/96, PNE Lei 10.172/2001, PNE 2011/2020 Lei 8.035 /2010and in Oliveira and Duarte. To better conceive what continuing education entails, we held discussions with Imbernón, Prada, Tardif, Pimenta and Ribeiro. In the name of substantiating the concept of pedagogical practice we took support in Veiga and, as for didactic transposition, we resorted to Chevallard. As research methodology we adopted collaborative ethnography , including the contribution of Bortoni-Ricardo, Ibiapina, André and Lüdke and André. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.