Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16267
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_NarcizaBritoDamaceno.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Lúcia Maria de Assunção-
dc.contributor.authorDamaceno, Narciza Brito-
dc.date.accessioned2014-09-12T15:14:22Z-
dc.date.available2014-09-12T15:14:22Z-
dc.date.issued2014-09-12-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.citationDAMACENO, Narciza Brito. Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (Francês). 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16267-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.en
dc.description.abstractEsta dissertação discute os resultados obtidos no decorrer de uma pesquisa-ação que utilizou o vídeo publicitário para o ensino de língua francesa. Tendo como enfoque a perspectiva intercultural dentro da Abordagem Comunicativa, propusemo- nos realizar um ensino significativo que exponha as diversas faces da língua-cultura e suas nuances dada a diversidade das comunidades de língua francesa. Além disso, esta pesquisa objetivou refletir sobre nossas práticas a fim de nos aprimorarmos enquanto professora, bem como sobre as possibilidades pedagógicas que esse material-insumo pode oferecer. Para tal finalidade, um minicurso piloto foi ministrado no segundo semestre de 2013 pela professora-pesquisadora para um público de nível intermediário de língua francesa na Aliança Francesa de Brasília. O estudo consistiu na geração de dados, nas discussões e análises das aulas. Como fundamentos tomamos os pressupostos da Linguística Aplicada que se entrecruzaram com noções teóricas de outras disciplinas como a Antropologia, a Sociologia, a Educação e a Linguística. Os resultados mostraram que o material-insumo propiciou a vivência da interação em sala de aula, a percepção do implícito cultural e de representações sociais e o aprendizado do léxico ligado ao conteúdo sociocultural dos vídeos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation discusses the results achieved in an action research which used advertising videos to teach the French language. By having our focus on an intercultural perspective within the Communicative Approach for language teaching, we made an attempt to find a meaningful teaching which could display the different facets of the target language and culture and its shades given the vast diversity of the French speaking communities. Moreover, this research aimed at reflecting upon our practices so as to offer improvements in our teaching practice, as well as considering the pedagogical possibilities this kind of input may offer. In order to do that, a crash course was taught during the second term of 2013 by the action-research teacher to an intermediate group of students of French at the Aliança Francesa language school in Brasilia. Such study enabled data collection, discussions, and analyses of the classes offered. As for the theoretical principles we based them on the findings of the Applied Linguistics, as well as the ones from other disciplines like Anthropology, Sociology, Education and Linguistics. The findings of this research showed that the input material enabled students not only with the opportunity for interaction in the classroom but also with the perception of implicitly cultural aspects and of social representations, as well as promoting the acquisition of vocabulary related to the socio-cultural contents in the videos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPublicidadeen
dc.subject.keywordLíngua francesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordInterculturalidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16267/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.