Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16244
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JuliaCovreVilasBoas.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenna Filho, Pio-
dc.contributor.authorVilas-Bôas, Júlia Covre-
dc.date.accessioned2014-09-10T15:55:41Z-
dc.date.available2014-09-10T15:55:41Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.date.submitted2014-06-06-
dc.identifier.citationVILAS-BÔAS, Júlia Covre. A presença de empresas brasileiras na África: incentivos, atrativos e motivações. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16244-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2014.en
dc.description.abstractA presente dissertação tem o objetivo de entender as causas do crescimento da presença de empresas brasileiras durante o governo Lula da Silva (2003-2010), em especial a escolha dos principais destinos dessas empresas no continente, quais sejam, África do Sul, Angola, Líbia e Moçambique. Foram analisados os incentivos governamentais às empresas que atuam na África – com ênfase nas visitas presidenciais, feiras de negócios, cooperação técnica para a África, mecanismos de proteção ao investimento, a Política de Desenvolvimento Produtivo, perdões de dívida e o financiamento estatal, por meio do BNDES -, os atrativos locais do continente em geral e dos quatro destinos especificamente e as motivações das empresas – com as contribuições da Marcopolo e Petrobras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis master thesis aims to understand the causes of the growing presence of Brazilian companies during Lula da Silva tenure (2003-2010), in particular the choice of the main destinations of these companies in Africa, namely, South Africa, Angola Libya and Mozambique. The main issues analyzed were government incentives to companies operating in Africa were analyzed - with emphasis on presidential visits, trade fairs, technical cooperation to Africa, investment protection mechanisms, the Productive Development Policy, debt relief and state financing through BNDES - the local attractions of the continent in general and specifically the four destinations and motivations of companies - with contributions from Marcopolo and Petrobras.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA presença de empresas brasileiras na África : incentivos, atrativos e motivaçõesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÁfricaen
dc.subject.keywordComércio exterior - Brasil - Áfricaen
dc.subject.keywordGoverno Lulaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Relações Internacionais (IREL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.