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2014_HelkeCunhaCarvalho.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLima, Erick Calheiros de-
dc.contributor.authorCarvalho, Helke Cunha de-
dc.date.accessioned2014-09-08T16:04:29Z-
dc.date.available2014-09-08T16:04:29Z-
dc.date.issued2014-09-08-
dc.date.submitted2014-06-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Helke Cunha de. O conceito de crítica na fenomenologia do espírito. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16217-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2014.en
dc.description.abstractEsta dissertação discute o conceito de crítica na Fenomenologia do espírito [1807], de G. W. F. Hegel, tomando por base o enfrentamento de Hegel com o que ele vê como deficiências no projeto crítico kantiano de fundamentação da metafísica, deficiências essas cuja origem – não atribuída, contudo, ao próprio Kant – seria a tendência à fixação em pontos de vista filosóficos unilaterais. Por meio da proposição especulativa, Hegel tenta mostrar, contra Kant, que a razão – entendida como o ponto de vista da infinitude – pode, sim, pretender conhecer discursivamente o absoluto. Nesse sentido, a crítica hegeliana desdobra-se como o movimento histórico e [auto]formativo das consciências de si, em suas relações orgânicas, vivas, de reconhecimento, sob o pano de fundo de uma intersubjetividade forte. É essa atividade crítica dialética – o próprio movimento especulativo, o qual, refletindo a união entre as dimensões teórica e prática, reconcilia pensamento e obra (e, nestes, universal e particular, razão e entendimento) – que permite a constituição e a compreensão do absoluto (ou do espírito) como eticidade (Sittlichkeit). ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation discusses the concept of critique in G. W. F. Hegel’s Phenomenology of the Spirit [1807] on the basis of Hegel’s struggle against what he considered to be deficiencies in the Kantian critical project of establishing the fundamentals of metaphysics – and those deficiencies have roots (which are not attributable to Kant himself) in a tendency to fixation on unilateral philosophical points of view. Through speculative proposition, Hegel attempts to demonstrate, against Kant, that reason – understood as the point of view of the infinite – is able to discursively know the absolute. In that sense, the Hegelian critique develops itself as the historical and (auto)formative movement of self-consciousness, in its organic, living relations – recognition relations --, on the basis of a strong notion of intersubjectivity. It is this dialectical critical activity – the speculative movement itself, which, as a result of the union between the theoretical and practical dimensions, reconciles thought and work (and, in them, universal and particular, reason and understanding) – that allows the constitution and the comprehension of the absolute (or the spirit) as ethical life (Sittlichkeit).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO conceito de crítica na fenomenologia do espíritoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCrítica filosóficaen
dc.subject.keywordFenomenologiaen
dc.subject.keywordConceitosen
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dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Filosofia (ICH FIL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
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