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Título: O altar no laboratório : a ciência e o sagrado no projeto genoma humano
Autor(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Antropologia da ciência
Genoma humano
Religião e ciência
Data de publicação: 6-Abr-2004
Editora: Pós-Graduação em Antropologia Social da USP
Referência: SÁ, Guilherme José da Silva e. O altar no laboratório: a ciência e o sagrado no projeto genoma humano. Cadernos de campo, v. 12, n. 12, p. 71-86, abr. 2004. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/53887/57826>. Acesso em: 13 jun. 2014.
Resumo: A linguagem adotada pelos meios de divulgação científica para se referir ao Projeto Genoma Humano (PGH) e a nova genética cunhou termos como “Livro da Vida”, “Santo Graal da Biologia”, “Linguagem de Deus”, que foram utilizados para caracterizar a importância e a dimensão do empreendimento. O uso de metáforas religiosas não se restringe aos meios de divulgação científica, e se verifica também nas declarações de políticos e cientistas influentes no Projeto. Neste trabalho exponho alguns termos e declarações a respeito do PGH que permitem pensar sobre a relação entre ciência e religião e sobre a utilização de metáforas no discurso científico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Language adopted by scientific media to refer the Human Genome Project (HGP) and the new genetics had used terms like “Book of life”, “Holly Graal of Biology”, and “Language of God”. These expressions were used to characterize the importance and the dimension of this Project (HGP). The use of religious metaphors is not restrict to scientific media, but is also seen in political and scientists speech in the context of the HGP. In this paper, I intend to show some terms cited about the HGP that are useful to think the relationship between science and religion, and think about the presence of metaphors in scientific discourse.
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC BY. Fonte: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/53887/57826. Acesso em: 13 jun. 2014.
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