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dc.contributor.advisorBranco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu-
dc.contributor.authorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.date.accessioned2009-08-28T13:28:32Z-
dc.date.available2009-08-28T13:28:32Z-
dc.date.issued2009-08-28-
dc.date.submitted2007-12-
dc.identifier.citationMADUREIRA, Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. 2007. 429 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1610-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.en
dc.description.abstractA partir da perspectiva sociocultural construtivista, a pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e crenças de professores(as) do Ensino Fundamental, de 5a a 8a séries, da rede pública de ensino do Distrito Federal em relação às questões de gênero e sexualidade, com destaque para a questão da diversidade sexual e de gênero. Estas questões foram analisadas sob uma perspectiva teórica visando também obter subsídios para futuras propostas para a formação docente, inicial e continuada, que contemple as referidas questões. A metodologia consistiu em duas etapas. Na 1a etapa, foram aplicados questionários, envolvendo 122 professores(as) do Ensino Fundamental de 5a a 8a séries de sete escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Na 2a etapa, participaram 10 professores(as) de duas escolas que contribuíram na 1a etapa. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas e quatro reuniões de grupos focais nas duas escolas. As entrevistas e reuniões foram gravadas em áudio com o consentimento dos(as) participantes. Os resultados indicaram que, apesar da maioria esmagadora acreditar que a escola deve realizar um trabalho de educação sexual, há uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato. Quando existe um trabalho de educação sexual, este corresponde a um trabalho pontual que não envolve todo corpo docente. Foi, também, identificada uma lacuna em termos de formação para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Ao lidar com tais questões, os(as) professores(as) utilizam suas experiências e opiniões pessoais, e os temas enfatizados são a prevenção das DSTs/AIDS e da gravidez precoce. Outros temas, como diversidade sexual e preconceito, ocupam um espaço secundário. Há um silêncio sobre a dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade, o que parece distanciar o discurso dos(as) professores(as) do universo adolescente. Os resultados indicaram a necessidade de: (a) incorporação dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de Licenciatura; (b) atividades de capacitação na área que contemplem discussões sobre as raízes histórico-culturais e as bases afetivas dos preconceitos; e (c) adoção de uma abordagem integrada de combate à homofobia e ao sexismo. Na discussão e na conclusão, são apresentadas implicações teóricas e práticas da pesquisa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractFrom a sociocultural constructivist perspective, the present research analyzed beliefs and conceptualizations within the context of Brazilian public Middle Schools, located in Distrito Federal, about gender and sexuality issues, especially those concerning sexual and gender diversity. The methodology involved two phases. In the first, 122 teachers from seven different public schools answered a questionnaire, while in the second, individual semi-structured interviews and four meetings of focal group were carried out with 10 teachers of two schools that participated of first phase. All interviews and focal group meetings were audio recorded with the participants’ agreement. The results showed that, although the majority of participants believe that schools have to develop sexual educational programs, there is a gap between the federal public policy [Parâmetros Curriculares Nacionais] and what actually happens in the school contexts. If there is any sexual educational program in some schools, it addresses in limited ways specific issues, and does not involve all teachers. The study revealed the absence of any informed training for the teachers to deal with gender, sexuality and diversity issues in schools. Teachers end up dealing with such issues using their own personal experiences and opinions, and tend to stress the prevention of sexual transmitted diseases/AIDS and early teen pregnancy. Other issues, like sexual diversity and prejudice, are just peripheral in the teachers’ discourse. There is a silence about affection and pleasure within the sexuality domain. This silence seems to distance teachers’ discourse to the concerns of the adolescent’s world. The results showed also the necessity of: (a) incorporation of gender and sexuality studies as an important topic in teachers’ graduation courses; (b) implementation of specific training concerning gender and sexuality issues in loco in order to promote discussions about the historical-cultural roots and affective bases of prejudices; and (c) adoption of an integrative perspective against homophobia and sexism. In the discussion and conclusion, theoretical and practical implications are presented.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGênero, sexualidade e diversidade na escola : a construção de uma cultura democráticaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordSexualidadeen
dc.subject.keywordPsicologia escolaren
dc.subject.keywordPreconceitoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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