Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16010
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ÚltimosDiasCarlosGomes.pdf249,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.date.accessioned2014-07-30T15:35:25Z-
dc.date.available2014-07-30T15:35:25Z-
dc.date.issued2007-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. “Últimos dias de Carlos Gomes”: do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervo. Revista CPC, São Paulo, n. 4, p. 87-113, maio/out. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608/17182>. Acesso em: 18 jul. 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16010-
dc.description.abstractO presente artigo busca identificar as estratégias utilizadas por dois pintores italianos, no final do século 19, para a representação da morte do compositor Carlos Gomes, na cidade de Belém, em 1896, e o uso que o Museu de Arte de Belém faz dessa “representação” dentro das narrativas de seu acervo. Para tanto, cabem reflexões sobre os processos narrativos da “pintura histórica” e seu uso documental dentro de uma tradição de ler “uma” história a partir da constituição do mito “gomesiano”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of the present article is to identify the strategies of two Italian painters from the last years of the Nineteenth Centrury to represent the death of composer Carlos Gomes that took place in Belem city, in 1896. The use of this “representation” by the Art Museum of Belem in the narratives of its collection is also object of study. For that, we reflect about the narrative procedures of the “historical painting” and its documental employ within the context of a tradition of reading “a” story from the establishment of the “gomesian” myth.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCentro de Preservação Cultural - Universidade de São Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.title“Últimos dias de Carlos Gomes” : do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervoen
dc.title.alternative“The last days of Carlos Gomes” : the “gomesian” myth and the “beginning” of a collectionen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPintura - históriaen
dc.subject.keywordMuseus de arteen
dc.subject.keywordGomes, Carlos, 1836-1896en
dc.subject.keywordRepresentação artísticaen
dc.rights.licenseRevista CPC - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608/17182. Acesso em: 18 jul. 2014.en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.