Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InovacaoHospitaisBrasil.pdf180,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inovação em hospitais do Brasil e da Espanha : a percepção de gestores sobre o prontuário eletrônico do paciente
Autor(es): Farias, Josivania Silva
Guimarães, Tomás de Aquino
Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Inovação em serviços
Administração hospitalar
Data de publicação: Jul-2012
Editora: Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)
Referência: FARIAS, Josivania Silva; GUIMARÃES, Tomás de Aquino; VARGAS, Eduardo Raupp de. Inovação em hospitais do Brasil e da Espanha: a percepção de gestores sobre o prontuário eletrônico do paciente. Brazilian Business Review, Vitória, v. 9, n. 3, Art. 2, p. 25 - 46, jul.-set. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=461>. Acesso em: 25 jul. 2014.
Resumo: Esta pesquisa descreve a adoção de Prontuário Eletrônico do Paciente em hospitais do Brasil e da Espanha, com foco no papel desta tecnologia na gestão hospitalar e na discussão de controvérsias inerentes ao desenvolvimento e implantação desta ferramenta. No referencial teórico discute-se a inovação na perspectiva Schumpeteriana; os serviços em uma abordagem sociotécnica, e a noção de Rede Tecno-Econômica. A pesquisa foi realizada em dois hospitais universitários brasileiros e um espanhol. Vinte gestores, sendo 15 no Brasil e cinco na Espanha, foram entrevistados, no período de abril de 2009 a março de 2010, com emprego de um roteiro estruturado. Utilizou-se análise de conteúdo indutiva, com categorização a posteriori, na análise dos dados. Os principais resultados mostram que esse prontuário é uma inovação multifacetada, que se manifesta nos níveis macro, meso e micro. Significa, também, inovação administrativa e de serviços em que o prontuário ‘resignifica’ o produto do serviço hospitalar, comportando-se como um ator-rede mediador da gestão, mediante mecanismos de controle.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada. Fonte: <http://www.bbronline.com.br/>. Acesso em: 24 jul. 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.