Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15956
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GeracaoDistribuida.pdf998,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Geração distribuída : discussão conceitual e nova definição
Autor(es): Severino, Mauro Moura
Camargo, Ivan Marques de Toledo
Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Discussão conceitual
Geração distribuída de energia elétrica
Sistema elétrico
Data de publicação: 2008
Editora: Sociedade Brasileira de Planejamento Estratégico (SBPE)
Referência: SEVERINO, Mauro Moura; CAMARGO, Ivan Marques de Toledo; OLIVEIRA, Marco Aurélio Gonçalves de. Geração distribuída: discussão conceitual e nova definição. Revista Brasileira de Energia, v.14, n.1, p.47-69, 2008. Disponível em: <http://www.sbpe.org.br/rbe/revista/26/>. Acesso em: 22 jul. 2014.
Resumo: Os sistemas elétricos convencionais não conseguem garantir o suprimento sustentável de energia elétrica com a abrangência e a qualidade exigidas pela sociedade do século XXI. Esse fato, associado ao enorme avanço tecnológico dos últimos anos, abriu razoável espaço para a expansão da geração distribuída (GD), que tem como seus principais focos o fornecimento de Energia elétrica a quem ainda não tem acesso a ela e a redução dos impactos ambientais da geração centralizada convencional. No Brasil, por motivos sociais, ambientais, econômicos, legais e estratégicos, a discussão acerca desse tema é imprescindível. Então, considerando-se que o tema GD é bastante importante, especialmente para o Brasil, controverso e não-consolidado, faz-se necessária uma ampla discussão acerca dele, a começar pelos aspectos conceituais. Este trabalho, reconhecendo essa necessidade, discute, de forma inédita, o conceito de GD e conceitos e aspectos relacionados a ela; propõe novas classificações de aspectos relativos à GD; propõe uma nova definição de GD, mais completa e com mais aplicabilidade que as existentes; e sugere aplicações inovadoras para os resultados apresentados.
Licença: Revista Brasileira de Energia - é permitida a reprodução parcial ou total da obra, desde que citada a fonte. Informação obtida no verso da folha de rosto da versão impressa em 22 de julho de 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.