Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15955
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContratacaoEnergiaReserva.pdf337,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A contratação de energia de reserva no atual modelo do setor elétrico brasileiro: da teoria à prática
Autor(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Almeida, Luís Henrique Bassi
Assunto: Setor elétrico - Brasil
Energia de reserva
Segurança energética
Planejamento setorial
Data de publicação: 2009
Editora: Sociedade Brasileira de Planejamento Estratégico (SBPE)
Referência: CAMARGO, Ivan Marques de Toledo; ALMEIDA, Luís Henrique Bassi. A contratação de energia de reserva no atual modelo do setor elétrico brasileiro: da teoria à prática. Revista Brasileira de Energia, v.15, n.2, p.7-31, 2009. Disponível em: <http://www.sbpe.org.br/rbe/revista/29/>. Acesso em: 22 jul. 2014.
Resumo: Este artigo busca evidenciar elementos presentes no Setor Elétrico Brasileiro (SEB) que motivam a adoção do instrumento da contratação de energia de reserva pelo Poder Concedente, como medida para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Para tanto, é feita uma retrospectiva a respeito dos incentivos associados à expansão da oferta de energia para atendimento integral das necessidades dos usuários finais, desde o Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (RE-SEB), passando pelas propostas apresentadas pelo Comitê de Revitalização do Setor Elétrico, pela instituição do atual modelo do SEB, até a questão do fortalecimento do papel do Estado no planejamento setorial e do estabelecimento da competência do Ministério de Minas e Energia – MME de zelar pelo equilíbrio conjuntural e estrutural entre oferta e demanda de energia. Tal retrospectiva permite obter elementos para identificar em qual contexto se insere a contratação de energia de reserva, sendo avaliadas algumas hipóteses a respeito da necessidade de se realizar essa contratação, tais como fomentar a expansão da oferta de energia, minimizar efeitos decorrentes de algumas disfuncionalidades desse mercado, aumentar a confiabilidade de suprimento e atenuar os efeitos de uma redução conjuntural da oferta de energia.
Licença: Revista Brasileira de Energia - é permitida a reprodução parcial ou total da obra, desde que citada a fonte. Informação obtida no verso da folha de rosto da versão impressa em 22 de julho de 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.