DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Jorge Henrique Cabral | - |
dc.contributor.author | Morais, Ednalva Fernandes Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-12T13:25:02Z | - |
dc.date.available | 2014-05-12T13:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Ednalva Fernandes Costa de. Competências empreendedoras: integração das novas tecnologias da informação, comunicação e expressão à práxis pedagógica do professor. 2013. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15587 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pesquisa e Pós Graduação em Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | A pesquisa investigou como as Novas Tecnologias da Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) agregam valor à educação superior, partindo do ponto de vista que estas ainda têm sido usadas, em muitos casos, apenas como ferramentas de transmissão de informação ou instrução dos estudantes e não para o aprendizado e o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais requeridas no contexto atual de sociedade de colaboração em massa. Este problema foi analisado no contexto dos professores da Universidade de Brasilia, por meio de grupo focal, usando as técnicas World Café e Pitch Elevator, onde foi verificado que o uso conjugado, explícito e colaborativo das NTICE em sala de aula, cria um ambiente natural de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de competências empreendedoras requeridas pelo novo contexto societário. Isso porque elas envolvem os estudantes em tipos de construção de conhecimentos complexos, mas pessoalmente significativos, considerando as possibilidades que estudante e professor têm para livre acesso e co-construção de conhecimentos, ao utilizar de forma conjugada e colaborativa diferentes processos de ensino e de aprendizagem, tais como problemas contextualizados pelos estudantes, jogos educacionais e outros. Foi observada ainda a existência de uma lacuna de formação no ensino superior, que limita o desenvolvimento de competências nucleares ou metacompetências, requeridas ao indivíduo no novo contexto societário emergente. Essas competências são relativas à habilidade de comunicação, à expressão de idéias e conceitos, aos processos eficientes de trabalho, à autonomia no processo de aprender, à liderança e ao trabalho em equipe, ao uso de diferentes aplicativos, a tomar decisões assertivas, a pesquisar, a redigir e a desenvolver novos conhecimentos técnicos, entre outras. As técnicas de coleta e análise dos dados permitiram a compreensão das principais razões para o pouco aproveitamento das NTICE disponíveis aos professores e estudantes da educação superior, verificando que no caso estudado há uma relação direta entre o uso explícito e colaborativo das NTICE e o desenvolvimento das competências empreendedoras aqui conceituadas. Concluiu-se ainda que, em sua condição de empreendedor da educação, o professor deve possuir o domínio no uso de tecnologias educacionais e determinado perfil empreendedor para vencer os grandes desafios impostos no contexto atual, em especial assumindo o seu papel de facilitador no processo de aprendizagem do aluno, onde o ensino deve ser mediado por NTICE. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This investigation pursued to study how the New Information, Communication, and Expression Technologies – NICETs add value to higher education, from a factual point that they have been employed in many cases only as tools for transmitting information or instruction. This means that the NICETs are designed to instruct students and not for learning and developing cognitive and social skills required in contemporary world. This problem was analyzed in the context of teachers at the University of Brasilia, through focus groups, using techniques Pitch Elevator and World Cafe, which found that the combined, explicit and collaborative use of NICETs in the classroom creates a most natural way for learning that promotes the development of skills. And so it is because involves teacher and students on a knowledge building complex types, but personally significant. The thesis also demonstrates the existence of a gap in higher education training, which limits the development of core competencies and meta-competencies required from the individual in the new emerging societal context, termed by Tapscott as Mass Collaboration Society. These competencies are social and cognitive and the first is related to communication ability, to expressing ideas and concepts, to efficient work processes, autonomy in learning process, to leadership and teamwork, while those are related to using different applications, to take assertive decisions, researching, drafting, and developing new technical knowledge, among others. The World Café and Pitch Elevator allowed us to understand what are the main reasons for the lower use of NICET are available to teachers and students of higher education. It has been verified a direct relationship between the explicit and collaborative NICET use on higher education and entrepreneurial skills development aforementioned. The thesis concludes that in its capacity as education entrepreneur, the teacher must possess mastery in the use of certain educational technologies and a certain entrepreneur profile to overcome the great challenges imposed by mass collaboration society, especially assuming its role on facilitating the student learning process where education must be mediated by NICETs. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Competências empreendedoras : integração das novas tecnologias da informação, comunicação e expressão à práxis pedagógica do professor | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Competências - educação | en |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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