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2013_RamiroGalasPedrosa.pdf7,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMagalhães-Castro, Beatriz-
dc.contributor.authorPedrosa, Ramiro Galas-
dc.date.accessioned2014-05-05T14:46:05Z-
dc.date.available2014-05-05T14:46:05Z-
dc.date.issued2014-05-05-
dc.date.submitted2013-12-02-
dc.identifier.citationPEDROSA, Ramiro Galas. A virtualização da música na cultura DJ: indissociabilidades entre autores e ouvintes. 2013. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15549-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2013.en
dc.description.abstractNeste trabalho, investiga-se se o processo de virtualização (Levy, 1996) e a presença constante de inovações tecnológicas nos processos de produção, circulação e consumo da música na cultura DJ levaram à consolidação de um novo paradigma de autor e ouvinte nessa cultura. Por meio da revisão da literatura sobre o tema, da etnografia virtual (Hine, 2000) dos conteúdos gerados pelos 3 DJs interlocutores no ciberespaço e da entrevista semiestruturada com os DJs em seus estúdios caseiros (o local de criação musical), o trabalho observa as ferramentas de criação, os meios de circulação e o consumo da música no ciberespaço, assim delimitando os novos papéis atribuídos a quem produz e consome música nessa cultura musical. Os papéis de autor e ouvinte, consolidados na indústria musical ao longo do século XX, agora estão passando por um momento de transição marcado pela indissociabilidade e integração entre as atividades (outrora bem delimitadas e separadas) dessas duas entidades. Os meios de produção e a própria estrutura musical envolvem novas ferramentas de criação; a circulação é feita por meio da internet; e o consumo se apresenta como um pré-requisito para a criação musical. Os meios de criação na cultura DJ mudaram, mas a ideia de criar algo individual e “com uma cara mais própria” permanece entre os DJs interlocutores. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work investigates whether the process of virtualization (Levy, 1996) and the constant presence of technological innovation processes in the production, circulation and consumption of music in DJ culture has led to the consolidation of a new paradigm for authors and listeners in this culture. Through the literature review on the subject, the virtual ethnography (Hine, 2000) of the content generated by tree Djs in cyberspace, and by conducting semi-structured interviews with DJs in their home studios (the place of musical creation), this work observes the creative tools, the means of circulation and consumption of music in cyberspace, thus seeking to define the new roles associated to those who produce and consume music within this musical context. The roles of author and listener, consolidated by the music industry throughout the twentieth century, are now undergoing a time of transition marked by the indissociability and integration of these entities' (previously well-defined and separated) activities. The means of production and the musical structure itself involve new authoring tools; circulation is done through the internet, and consumption is presented as a prerequisite for musical creation. The means of creation in DJ culture have changed, but the idea of creating something individual and “with a unique characteristic” remains among DJ interlocutors.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA virtualização da música na cultura DJ : indissociabilidades entre autores e ouvintesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMúsica e tecnologiaen
dc.subject.keywordMúsica por computadoren
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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