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Título: Pelo inglês afora : carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Autor(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Orientador(es): Miccoli, Laura Stella
Assunto: Língua inglesa - aprendizagem autônoma
Inglês para negócios
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de publicação: 2005
Referência: MOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Pelo inglês afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2005. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
Resumo: A pesquisa relatada nesta tese é decorrente de um trabalho de investigação voltado para a análise dos intervenientes na aprendizagem autônoma de inglês e para a saliência das possibilidades de conciliação entre essa alternativa pedagógica e a carreira profissional do(a)s aprendizes. A investigação está ancorada, do ponto de vista teórico, nas bases de conhecimento sobre o “bom aprendiz de línguas”, nos estilos de aprendizagem e nas estratégias de aprendizagem. A pesquisa, de caráter qualitativo, é um estudo de caso interpretativista, que utilizou a metodologia de história de vida para evidenciar dados que possibilitaram responder às perguntas de pesquisa que emergiram no início da investigação. Viabilizaram a geração de dados para a pesquisa a análise de documentos, a coleta de fotografias e a realização de entrevistas. A cristalização destacou-se como a melhor alternativa para análise dos dados coletados e, por isso, foi adotada. Os resultados das análises realizadas indicaram que, no caso do participante da pesquisa, os processos de autonomia na aprendizagem de inglês são vivenciados de forma intuitiva e não como decorrência de planejamento dele e/ou de algum(a) de seus/suas professore(a)s, identificaram os aspectos relevantes à aprendizagem autônoma, tais como a importância da elaboração de planos de estudo e a seleção de materiais didáticos, indicaram alternativas de aferição de progresso nos estudos autônomos e destacaram as condições que favorecem a migração da proficiência em inglês geral para a de inglês para negócios. É nossa intenção, ao apresentar esses resultados, estimular a busca de alternativas que promovam a compatibilização da aprendizagem autônoma de inglês com os interesses de aprendizes inserido(a)s em contextos profissionais e que, por isso, não dispõem de tempo para buscar, em escolas convencionais de idiomas, a proficiência lingüística que lhes é demandada. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is the result of an investigative analysis on the intervenient factors in the autonomous learning of English language, as well as on the outstanding issues related to the balancing of such a pedagogical approach and the professional career of EFL learners. The investigation is based upon a theoretical framework comprised of learning styles, learning strategies and related knowledge pertaining to the so called "good language learner”. This qualitative, interpretative case study applied the life history method, in order to answer the research questions proposed in the early stages of the investigation. Research data was provided by documental analysis, interviews and collection of evidences such as photographs. The crystallization technique proved to be the best alternative to data analysis, and was therefore adopted in this study. Results showed that the autonomy in the learning of English is intuitively experienced, instead of being a consequence of deliberate planning, either by the learner or by the teacher. Furthermore, results have identified relevant issues in autonomous learning, such as the importance of study plans and the selection of learning materials, as well as the alternatives to assess the improvement in the autonomous learning, and the conditions that enable the learner to apply general English language proficiency in a business context. Our intention in presenting these results is to provide alternatives to harmonize autonomous learning of English with the needs of learners that have demanding careers, and a shortage of available time to attend conventional language schools, in order to develop the English language proficiency required in their jobs.
Informações de Acesso e Conteúdo: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Lingüística Aplicada.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos de pós-doutorado de servidores defendidas em outras instituições

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