Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15478
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PopularizacaoInformacaoCientifica.pdf561,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A popularização da informação científica na Sociedade de Risco : em busca do diálogo
Autor(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Popularização
Jornalismo científico
Data de publicação: 2003
Editora: Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Referência: MOURA, Dione O. A popularização da informação científica na Sociedade de Risco: em busca do diálogo. Comunicação e Espaço Público, Brasília, v. 6, n. 1 e 2, p. 52-64, 2003.
Resumo: Analisa de que forma, no contexto geral da Sociedade de Risco, se dá a emergência do risco científico-tecnológico e ambiental como pauta geradora de notícias. O propósito da reflexão é avançar na compreensão sobre a forma como a Ciência é comunicada, centrando a atenção no jornalismo científico. Pretende-se extrair, da análise empreendida, elementos para a compreensão do processo de popularização da informação científica. Parte do pressuposto de que, antes de pretender ensinar como pensar em termos científicos, é hora de subsidiar a sociedade para que ela 'pense com a Ciência' e não que 'pense como a Ciência", portanto abrindo situações de diálogo no espaço público. Destaca que o debate acerca de assuntos científicos e tecnológicos repercute de modo intenso em outros campos, como a Economia e a Política.Conclui apontando características do processo de popularização da informação científica.
Abstract: Analysis of the process of popularization of scientific information in the context of Risk Society, in which the scientific, technological and environmental risks are generative of news. The aim of this reflection is to increase the understanding of the way Science is communicated, focusing on scientific journalism. It is our purpose to obtain elements to understand the process by which scientific information is transmited to commonsense public. It suposes that, before teaching society how to think in scientific terms, it should be taught how to think "with Science", instead of "thinking like Science", thus creating situations for dialog in the public sphere. It is emphasised that the debate on scientific and technological matters is intensely reflected on other areas, like Economy and Politics. It concludes by pointing out some features of the process of popularization of scientific information.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, em 16 de janeiro de 2013 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.