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2013_MariaLauraChavezcabrera.pdf19,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorQueiroz, Ricardo Lopes de-
dc.contributor.authorChavez Cabrera, Maria Laura-
dc.date.accessioned2014-04-11T15:10:04Z-
dc.date.available2014-04-11T15:10:04Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.date.submitted2013-08-28-
dc.identifier.citationCHAVEZ CABRERA, Maria Laura Chavez. Conversão de vídeo 2D para 3D em filmagens panorâmicas de futebol. 2013. xiii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15446-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.en
dc.description.abstractA maioria dos fabricantes de TV lançaram3DTVs no verão de 2010 usando a tecnologia de óculos de obturador. Graças a este acontecimento as aplicações de vídeo em 3D estão se tornando populares em nossa vida diária, especialmente no entretenimento doméstico. Embora cada vez mais lmes são lançados em 3D, o conteúdo de vídeo 3D ainda não é su ciente para atender a demanda do mercado. Há uma necessidade crescente de novas técnicas para converter automaticamente o conteúdo de vídeo 2D para 3D estereoscópico. Neste trabalho apresentamos um sistema para criar automaticamente vídeo estereoscópico de alta qualidade a partir de imagens monoscópicas de conteúdo esportivo, em particular, de jogos de futebol. A ideia básica de este método é separar partes estáticas e dinâmicas da cena, a parte estática é o fundo e a parte dinâmica são os jogadores. Depois exploramos informações de contexto, tais como a geometria da cena, o tamanho do jogador e o fundo conhecido. Com tais informações cria-se uma impressão de profundidade temporalmente consistente através da propagação do mapa de profundidade para uma série de quadros sequenciais pertencentes à mesma câmera, e os jogadores são modelados como cartazes. Com essa técnica se obtém resultados de vídeo 3D estereoscópico de boa qualidade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractMost TV manufacturers launched 3DTVs in the summer of 2010 using the technology of shutter glasses. Thanks to this event 3D video applications are becoming popular in our daily lives, especially in the home entertainment. Although increasingly more movies are released in 3D, the 3D video content is still not enough to satisfy the market video. There is a growing demand for new techniques to automatically convert video content from 2D to stereoscopic 3D. This work presents a system to automatically create high-quality stereoscopic video from monoscopics images of sports content, in particular, of soccer games. We take advantage contextual information, such as scene geometry, player size and the known background. With such information is created an impression of depth that is temporally consistent by propagating the depth map for a series of sequential frames belonging to the same camera and players are modeled as `billboards'. We achieve as result stereoscopic 3D video of high quality.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConversão de vídeo 2D para 3D em filmagens panorâmicas de futebolen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordImagem tridimensionalen
dc.subject.keywordSistemas de indicação visual tridimensionalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.contributor.advisorcoEspinoza, Bruno Luiggi Macchiavello-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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