Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15237
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GisleneMagalidaSilva.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O processo da institucionalização da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins - IFTO
Autor(es): Silva, Gislene Magali da Silva
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Ensino a distância
Política pública
Avaliação educacional
Ensino profissional
Data de publicação: 24-Fev-2014
Referência: SILVA, Gislene Magali da. O processo da institucionalização da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins - IFTO. 2013. 178 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A rede federal de ensino profissional está vivenciando a maior expansão de sua história, desde seu início, em 1909. Ao impulsionar um olhar mais profundo para as políticas públicas dentro dos Institutos Federais de Educação - IFs, na utilização da educação a distância no contexto do ensino profissional tecnológico surge a pesquisa com o objetivo de avaliar o processo da institucionalização da política pública de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins – IFTO. A pesquisa é do tipo descritivo, com abordagem e foco na pesquisa qualitativa, abarca o tipo exploratório e teve seu corpus analisado na proposta metodológica da avaliação emancipatória somente nos dois primeiros momentos que tratam da descrição da realidade e da crítica da realidade da educação a distância no IFTO.A descrição da realidade envolveu dois propósitos: situar a regulamentação da educação a distância no contexto profissional tecnológico através de documentos e caracterizar a educação a distância no IFTO. A análise dos resultados indica que os documentos orientadores de ensino do IFTO reafirmam a necessidade de uma nova organização a distância. No entanto, percebeu-se que os documentos que regulamentam a oferta e o funcionamento do ensino no IFTO não corroboram com a legitimação dessa oferta a distância nos cursos presenciais. Fica claro que existe distanciamento e desconhecimento da EaD dentro do Instituto por parte dos gestores. Efetivamente, o planejamento para atender à Portaria 4.059/2005 e à Resolução 06/2012 do MEC tem sido para reposição de aula e ajustamento de calendário acadêmico letivo. Na análise de projetos pedagógicos de educação básica, técnica e tecnológica, somente nos projetos pedagógicos de ensino técnico na modalidade a distância constam formas de utilização de ensino a distância. Na busca de um modelo de institucionalização da educação a distância dentro dos Institutos, o CONIF apresentou três propostas em 2010, o IFTO adotou o semicentralizado. Neste contexto,a crítica da realidade buscou-se caracterizar a tomada de consciência dos coordenadores da educação a distância, a explicação das defasagens, desajustes e contradições existentes da EaD dentro do Instituto, onde foram discutidas a estruturação da equipe e a gestão da EaD no IFTO, as formas de remuneração, a normatização de documentos e, sobretudo, o modelo que melhor atende a realidade da educação a distância no contexto profissional tecnológico do estado do Tocantins. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The federal system of vocational education is experiencing the largest expansion in its history, since its inception in 1909. By driving a deeper look to public policies within the IFs in the use of distance education in the context of technological vocational teaching, research arises to evaluate the process of institutionalization of public policy in distance education in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins - IFTO. The research is descriptive with approach and focus on qualitative research, encompasses the exploratory type and had its corpus analyzed in the methodological proposal of emancipatory evaluation only in the two first moments dealing with the description of reality and the criticism of the reality in distance education in the IFTO. The description of reality involved two purposes: to situate the regulation of the distance education in a technological professional context through documents and characterize the distance education in the IFTO. The results analysis indicates that the documents guiding teaching in the IFTO reaffirm the need for a new organization in distance. However, it was noticed that the documents governing the provision and operation of education in the IFTO do not corroborate the legitimacy of this offer in distance in the presentable courses. It is clear that there is detachment and lack of knowledge of EAD into the Institute, by managers. Effectively the planning to meet the 4.059/2005 Ordinance and Resolution 06 /2012 of MEC has been for replacement and adjustment of school academic calendar. In the analysis of pedagogical projects of basic technical and technological education, pedagogical projects only in the educational projects of technical education in distance mode are set ways of using distance learning. In search of a model of institutionalization of distance education within the Institutes, the CONIF presented three proposals and in 2010, the IFTO adopted the semi centralized model. In this context the criticism of reality sought to characterize the awareness of education coordinators at distances, explanation of discrepancies, misfits and contradictions within the existing EAD institute where he discussed the team structure and management of EaD in IFTO, forms of compensation, the standardization of documents and especially the model that best meets the reality of distance education in the context of professional technological of the of Tocantins.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.