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2013_TarcisioAraujoKuhnRibeiro.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorRibeiro, Tarcísio Araujo Kuhn-
dc.date.accessioned2014-02-05T12:41:34Z-
dc.date.available2014-02-05T12:41:34Z-
dc.date.issued2014-02-05-
dc.date.submitted2013-10-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tarcísio Araujo Kuhn. A inserção dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na política nacional de CT&I. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15104-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho analisa a Política Pública que originou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua inserção na Política Pública nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ambas são objeto da pesquisa, que demonstra como os Institutos Federais estão participando e contribuindo com a política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Para tanto, o trabalho contempla uma revisão bibliográfica dos principais conceitos relacionados, faz um histórico da agenda pública da ciência e tecnologia no Brasil e discute a visões dos formuladores e implementadores da Política Pública dos Institutos Federais. Como parte da pesquisa empírica são apresentados números dos Núcleos de Inovação Tecnológica vinculados aos Institutos e entrevistas com dirigentes dos Institutos e do Ministério da Educação, para demonstrar os resultados concretos da ação dos Institutos no fomento à produção científica e tecnológica. Ao final, a pesquisa traz reflexões sobre as perspectivas dos Institutos para atuação na Política Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação, e faz um debate sobre a tendência teórica da policy network, no sentido de colocar em evidência as contribuições desta teoria para o estudo e articulação das políticas públicas de educação profissional no Brasil. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper analyzes the Public Policy that led the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) and its inclusion in national Public Policy of Science, Technology and Innovation. Both are the subject of research, which shows how the IFs are participating and contributing to policy Science, Technology and Innovation in Brazil. For both, the work includes a literature review of key concepts related, makes a historic of the public agenda of science and technology in Brazil and discusses the views of policymakers and implementers of Public Policy of the IFs. As part of the empirical research are presented numbers of Technological Innovation Centers connected to IFs and interviews with leaders of the Institutos Federais and the Ministry of Education, to demonstrate concrete results from the action of the IFs in fostering scientific and technological production. At the end, the research reflects on the prospects of the IFs to act on Public Policy for Science, Technology and Innovation, and makes a discussion on the theoretical tendency of policy network, in order to highlight the contributions of this theory to the study and articulation of public policies on vocational education in Brazil.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA inserção dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na política nacional de CT&Ien
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordEscolas técnicasen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordCiência e tecnologiaen
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dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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