Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15093
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarlaCristinaBragaSantos.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Juliana de Freitas-
dc.contributor.authorSantos, Carla Cristina Braga dos-
dc.date.accessioned2014-02-03T14:53:56Z-
dc.date.available2014-02-03T14:53:56Z-
dc.date.issued2014-02-03-
dc.date.submitted2013-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Carla Cristina Braga dos. Identidade docente em mudança social: contribuições da análise de discurso crítica com foco em consciência linguística crítica. 2013. 232 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15093-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem seus alicerces no âmbito epistemológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), das Ciências Sociais de cunho crítico, e dos estudos sobre a Identidade do sujeito pós-moderno. Essa base teórica e metodológica materializa-se neste trabalho a partir do foco lançado nos princípios da Conscientização Linguística Crítica (CLC), uma proposta de linguistas da Universidade de Lancaster (Grã-Bretanha) que consideram a linguagem como constitutiva em relação à sociedade, no bojo ideológico e das relações de poder. A CLC se constrói por meio de um estudo crítico da linguagem, utilizando a Análise de Discurso Crítica como meio para alcançar um discurso emancipatório. Esta dissertação de mestrado centra-se no diálogo entre a teoria explorada na perspectiva acadêmica e a prática do professor em sala de aula, na tentativa de preencher uma lacuna a partir dos postulados da CLC. Com base nestes pressupostos teóricos, apresento um estudo da identidade docente, vivenciado no âmbito da educação continuada de uma professora do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA. Esta pesquisa também é parte de um projeto mais amplo, intitulado “Sujeito leitor e Sujeito escritor: discursos, identidades e ideologias”, coordenado pela Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias, da Universidade de Brasília. O estudo, de base etnográfica crítica, envolveu a rede de práticas que engloba a prática particular da aula de produção de texto, a fim de compreender e analisar traços identitários da professora em processo de mudança, com base em seu discurso e no discurso de seus alunos, gerados por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diário de campo. Diante de uma análise preliminar dos dados, a pesquisa-ação se inseriu no bojo deste trabalho, com a aplicação de um programa de CLC em encontros de formação com a professora-colaboradora da pesquisa. Todo esse processo, antes, durante e após a aplicação interventiva do programa de CLC, foi permeado por uma reflexão sobre a identidade docente. Como resultados, destaco a mudança nas práticas de leitura da professora a partir de uma visão mais crítica e alicerçada nos ideais emancipatórios, que refletiram em sua prática pedagógica e em nuances de transformação identitária. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research has its foundations in the epistemological framework of Critical Discourse Analysis (CDA), the critical nature of Social Sciences, and the studies on the identity of the postmodern subject. This theoretical and methodological basis materializes this work released from the focus on the principles of Critical Language Awareness (CLA), a proposal for linguists at the University of Lancaster (Great Britain) to consider language as constitutive in relation to society, in the bulge ideological and power relations. The CLA is built through a critical study of language, using Critical Discourse Analysis as a means to an emancipatory discourse. This dissertation focuses on the dialogue between theory explored in academic and practical perspective of the teacher in the classroom in an attempt to fill a gap from the postulates of the CLA. From these theoretical assumptions, I present a study of teacher identity, experienced in the field of continuing education with a high school teacher at a public school in the city of Luís Eduardo Magalhães - BA. This research is also part of a larger project entitled " Sujeito leitor e Sujeito escritor: discursos, identidades e ideologias ", coordinated by Prof. Dr. Juliana de Freitas Dias of the University of Brasília (UnB). The critical ethnography study involved the network of practices that encompasses the practice of the particular class of text production in order to understand and analyze the identity of the teacher in the process of change, based on his speech and the speech of their students generated by semi-structured interviews and field diary notes. Before a preliminary data analysis, the action-research is inserted in the midst of this work, with the implementation of a program for CLA, in formation meetings with the teacher. This entire process, before, during and after the application of the interventional program CLA, was permeated by a reflection on the teacher identity in flux. As results, highlight the change in reading practices of the teacher from a more critical and emancipatory ideals rooted in who reflected on their practice and nuances of identity transformation.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIdentidade docente em mudança social : contribuições da análise de discurso crítica com foco em consciência linguística críticaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAnálise do discursoen
dc.subject.keywordIdentidadeen
dc.subject.keywordLinguísticaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.