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Título: A concepção de integração contida no decreto 5.154/2004 e suas repercussões na prática docente : um estudo sobre o ensino médio integrado do Instituto Federal do Tocantins
Autor(es): Braga, Saldanha Alves
Orientador(es): Netto, Olgamir Francisco de Carvalho
Assunto: Ensino profissional
Ensino médio
Professores - eficiência
Prática de ensino
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: BRAGA, Saldanha Alves. A concepção de integração contida no decreto 5.154/2004 e suas repercussões na prática docente: um estudo sobre o ensino médio integrado do Instituto Federal do Tocantins. 2013. xv, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa analisou a coerência entre a concepção e a prática do conceito de integração no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso. Para tanto a fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se um confronto da concepção de integração dos professores com a conceituação contida no Decreto 5.154/2004. Ancorado nesse confronto buscou-se examinar se a própria prática docente, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), estava sendo construída e experimentada a partir das discussões contidas na(s) teoria(s) da integração curricular e desses documentos oficiais. O referencial teórico contribuiu para desvelar os aspectos fundamentais do EMI, nesse sentido, discutiu-se, entre outros, os conceitos de mundo do trabalho, formação politécnica, trabalho no sentido ontológico, pressupostos teóricos da integração no binômio trabalho-educação e ensino médio. Foram aplicados questionários, entrevistas semiestruturadas com professores e realizada análise documental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados demonstraram que a integração do EMI no IFTO – Campus Paraíso ainda não se efetivou, embora deva se reconhecer que um primeiro e importante passo foi dado: O Decreto 5.154/04 possibilitou o colocar juntos, área comum e área técnica no EMI, muito ainda resta para a efetivação da integração nos seus aspectos de ação pedagógica envolvendo docentes e suas disciplinas ministradas. Os sentidos de integração na concepção docente, não acontecem no IFTO - Campus Paraíso de modo que contemple uma ação integradora suficiente para se falar em integração entre componentes técnicas e da área comum. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research examined the consistency between design and practice the concept of integration in integrated secondary school (EMI) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins - Campus Paradise. Therefore in order to achieve the proposed goal, there was a clash of the concept of integration of teachers with the concepts contained in Decree 5.154/2004. Anchored in this confrontation we sought to examine whether the actual teaching practice, held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO), was being built and experienced from the discussions contained in theory of curriculum integration and these official documents. The theoretical helped unveil the fundamental aspects of EMI, in that sense, it was argued, among others, the concepts of the world of work, polytechnic education, working in the ontological sense, theoretical integration in the binomial job-education and school. Questionnaires were administered, semi-structured interviews conducted with teachers and documentary analysis. This is a qualitative research. The data were analyzed according to the technique of content analysis proposed by Bardin. The results demonstrated that the integration in the EMI IFTO - Paradise Campus still not effective, although it should be recognized that an important first step was taken: Decree 5.154/04 possible the putting together, common area and the technical area in EMI, much remains for effective integration into aspects of pedagogical action involving teachers and their subjects taught. The senses of design integration teacher, do not happen in IFTO - Campus Paradise so that includes an action integrative enough to speak on technical integration between components and common area.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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