Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15035
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoAgreli.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenturelli, Suzete-
dc.contributor.authorAgreli, João-
dc.date.accessioned2014-01-28T10:50:24Z-
dc.date.available2014-01-28T10:50:24Z-
dc.date.issued2014-01-28-
dc.date.submitted2013-08-07-
dc.identifier.citationAGRELI, João. Canastra: o sticker como retribalização na contemporaneidade, na prática do potlatch e da intervenção urbana, por meio da cibercultura. 2013. x, 174 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15035-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.en
dc.description.abstractA presente tese foi motivada pela observação de uma produção visual contemporânea que se encontra em uma área de interseção entre artes visuais e design gráfico e que é pouco discutida dentro do âmbito acadêmico por ambas as partes. O sticker, um desdobramento do grafite, que usa materiais auto-colantes no lugar da lata de spray, na paisagem urbana, é um dos exemplos mais significativos desse tipo de produção. A partir da escolha do sticker como objeto de estudo, foi posto em perspectiva a realização de pesquisa prática e teórica que pudesse constatar suas principais características e como o sticker poderia contribuir diante dos desafios postos para a arte contemporânea. Para realizar tal tarefa, uma das ações foi o de propor obras de arte que utilizassem o sticker ou o perpassassem de alguma forma, a outra ação foi o de realizar pesquisa teórica, que pudesse compreender o sticker como uma manifestação visual contemporânea. O levantamento bibliográfico teve início, com o mapeamento do diálogo realizado entre arte e mídia, que surgiu com os processos de reprodução de imagem e permanece nos dias atuais, influenciando no surgimento do grafite e em seu desdobramento para o sticker, onde referências dos quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados, são uma forte presença. Por meio do cruzamento de informações entre catálogos, entrevistas com artistas, assim como a experimentação prática, na averiguação dos dados obtidos, buscou-se compreender, como o sticker se utiliza de mecanismos da arte postal, somado a internet e a cibercultura, para a sua propagação de alcance global, com a finalidade de intervir na cidade, se opondo a publicidade em suas intenções de comunicação com a população. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis was motivated by the observation of a contemporary visual production that is in an area of intersection between visual arts and graphic design, and are not discussed within the academic realm by both parties. The sticker, a development of graffiti, which uses self-adhesive materials in place of the spray can, in the urban landscape, is one of the most significant examples of this type of production. From the choice of the sticker as an object of study, was put into perspective the realization of practical and theoretical research that could find its main characteristics and could contribute to the sticker on of the challenges put to contemporary art. To accomplish this task, one of the actions was to propose artworks that used the sticker or crossed him somehow, the other action was to carry out theoretical research, who could understand the sticker as a contemporary visual manifestation. The literature review began with the mapping of the dialogue held between art and media, who came up with the processes of image reproduction and remains today, influencing the appearance of graffiti and its deployment to the sticker, which references the comic, electronic games and cartoons are a strong presence. Through the intersection between information catalogs, artist interviews, as well as practical experimentation, the data obtained in the investigation, we tried to understand how the sticker using mechanisms of mail art, plus internet and cyberculture, for its spread of global reach, in order to act in the city, opposing publicity in their intentions to communicate with the population.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCanastra : o sticker como retribalização na contemporaneidade, na prática do potlatch e da intervenção urbana, por meio da ciberculturaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordMídia digitalen
dc.subject.keywordArtes gráficasen
dc.subject.keywordArteen
dc.subject.keywordCiberculturaen
dc.subject.keywordGrafiteen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.