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Título: O bem que ela nos faz : o papel da formação continuada no desempenho dos professores de língua estrangeira (Inglês)
Autor(es): Guandalini, Eiter Otávio
Orientador(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto: Formação continuada
Professores de línguas - formação
Língua inglesa
Data de publicação: 28-Jan-2014
Referência: GUANDALINI, Eiter Otávio. O bem que ela nos faz: o papel da formação continuada no desempenho dos professores de língua estrangeira (Inglês). 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Na pesquisa relatada nesta dissertação, investigo em que nível se dá a inserção, nas salas de aula, de atividades comunicativas propostas na formação do docente inserido em processo de formação continuada e analiso se a práxis do professor no ensino e aprendizagem de língua estrangeira foi transformada no sentido de contemplar aspectos da perspectiva reflexiva. Para isso, utilizo os fundamentos dos preceitos teóricos de um Estudo de Caso com a modalidade História de Vida, com o objetivo de avaliar a influência de um curso de formação continuada para a mudança da prática de sala de aula de LEM (Língua Estrangeira Moderna) nas escolas públicas do Distrito Federal. A análise dos dados foi realizada utilizando o método da cristalização por ser a alternativa que melhor se adaptou a esse trabalho. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativista que tem o intuito de perceber se um curso de formação continuada direcionada para professores de língua estrangeira realizada pela EAPE (Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação) no Distrito Federal consegue realizar suas funções de forma eficaz, incluindo ou alterando as práticas pedagógicas dos docentes que o realizam. Em relação aos resultados, discuto sobre uma maior participação do professor cursista em todas as fases do curso e sobre a implantação de uma fase pós-curso no intuito de melhorar a qualidade do curso de formação continuada. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates in what level the insertion of communicative activities proposed by a teacher professional development course happens in the classroom and analyzes if the teacher’s praxis in the teaching of a foreign language was transformed in a reflexive perspective. This is a Case Study research in a Life History format, which aims to evaluate the influence of a professional development course for changes of a foreign language classroom practice in public schools in Distrito Federal. The data analysis was done using the crystallization method because it was the alternative which best adapted to this work. This is a qualitative research with an interpretativista viewpoint. It wishes to perceive if a professional development course for foreign language teachers held in Distrito Federal by EAPE (Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação) achieves its goals in an effective way, inserting or altering the pedagogical practices of those teachers who attend it. Concerning to the results, I discuss about the participation of the teacher in every step of the course and about the implementation of a post-course phase to improve the quality of the professional development course.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2013.
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