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Título: Iniciação à docência como política de formação de professores
Autor(es): Moura, Eduardo Junio Santos
Orientador(es): Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá
Assunto: Professores - formação
Política pública
Educação e Estado
Data de publicação: 28-Jan-2014
Referência: MOURA, Eduardo Junio Santos. Iniciação à docência como política de formação de professores. 2013. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A formação inicial de professores é tema da investigação que busca contribuir com a ampliação do debate desse campo epistemológico, considerando que o discurso de melhor qualidade da educação exige o compromisso e a efetivação de políticas de investimento na formação de professores. Situando a iniciação à docência como política de formação de professores, o estudo tem como objetivo analisar as ações e as estratégias formativas empreendidas pelo PIBID na Unimontes e suas contribuições à formação inicial de professores. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que utiliza o levantamento bibliográfico para o aporte teórico de aspectos históricos, sociopolíticos e culturais da formação de professores e da profissão docente no Brasil; das políticas públicas nesse campo a partir da década de 1990 e suas implicações na contemporaneidade; do levantamento documental para análise da legislação e das políticas públicas de formação de professores implementadas nas últimas duas décadas, com foco na proposta do PIBID no âmbito nacional e na Unimontes e seu Projeto Institucional de Apoio e Incentivo à Docência. A partir da coleta de dados através das propostas de três subprojetos de iniciação à docência do PIBID Unimontes, de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadoras de área e de respostas a questionário autoaplicável por 58 (cinquenta e oito) acadêmicos bolsistas, estabeleceu-se um sistema de categorias de análise temática do conteúdo, sendo estas: a) saberes da profissão docente; b) relação teoria/prática; c) integração Universidade/Escola; d) pesquisa na formação docente; e) dimensões da docência. As análises permitiram identificar ações e estratégias formativas propostas pelos subprojetos, executadas pelas coordenadoras de área e o impacto na formação inicial de professores revelando três concepções/perspectivas de formação: tecnólogo do ensino, professor reflexivo e professor pesquisador. Verifica-se a contribuição do programa na aprendizagem de saberes necessários à atuação docente; em alguns momentos a promoção da unidade teoria/prática no sentido da práxis educativa e uma aproximação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica. Em alguns momentos, o programa assume o papel que seria do estágio supervisionado na formação; a pesquisa aparece como forte elemento na formação dos futuros docentes; em contradição, há deficiências em relação às dimensões da docência, como parte dos processos formativos nos quais a atuação docente não é autônoma. Há um considerável distanciamento das ações do PIBID em relação às demais ações formativas dos cursos de licenciatura aos quais se vinculam os subprojetos, percebendo-se duas formações em um mesmo curso, assim como uma implícita disputa entre PIBID e estágio supervisionado. Considera-se o PIBID como uma política que seria desnecessária se a formação de professores fosse assumida como compromisso do Estado brasileiro, como política pública em educação que considera a formação de professores desde a formação inicial e continuada a políticas de planos de salário/carreira à valorização profissional, numa visão de totalidade do fenômeno educativo, sem o considerar redentor das mazelas da sociedade contemporânea. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Initial teacher education is the subject of this research which seeks to contribute to the expansion of this epistemological field debate considering that the speech of better quality education requires commitment and effectiveness of investment policies in teacher education. Situating the initiation to teaching as a policy of teacher education, this study aims to analyze the actions and training strategies undertaken by PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship) at Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros (State University of Montes Claros), and their contributions to the initial training of teachers. This is a case study with a qualitative approach which uses the literature for theoretical aspects of historical, socio-political and cultural aspects of teacher education and the teaching profession in Brazil, of public policies in this field from the 1990s and its implications in contemporaneity, from the documentary survey for the analysis of legislation and public policies implemented and deployed in the context of teacher education in the last two decades, focusing on the PIBID proposal nationwide and at Unimontes and its Institutional Project of Support and Incentive to Teaching. From the data collection through three PIBID-Unimontes proposed subprojects of introduction to teaching, semi-structured interviews with three area coordinators and answers to self-administered questionnaire by 58 (fifty eight) students granted with academic scholarships, a system of content thematic analysis categories was established, these being: a) Knowledge of the teaching profession b) Theory/practice Relation c) University/School Integration d) Research on teacher education, e) Dimensions of teaching. The analyzes have permitted the identification of the actions and training strategies proposed by subprojects and implemented by the area coordinators and the impact on initial teacher education revealing three education concepts/prospects: teaching technologist, reflective teacher and researcher teacher. There is a contribution of the program in learning of necessary knowledge for teaching performance, in some moments the promotion of the theory/practice unit in the sense of educational praxis and connection between the university and elementary schools. At times the program gets to assume the role that would be the one of the supervised practice; the research appears as a strong element in the training of future teachers; in contradiction, there are deficiencies in relation to the dimensions of teaching, as part of the formative processes in which teaching action is not autonomous. There is a considerable distance of PIBID actions in relation to other education activities of the education courses which are linked to subprojects, when two academic trainings can be perceived in the same course as well as an implicit dispute between PIBID and supervised practice. PIBID is considered a policy that would be unnecessary if the teacher education was taken as a commitment of the Brazilian State as a public policy in education that considers teacher education since initial and continuing education to policies of salary/career plans and professional appreciation in a vision of the entire educational phenomenon without considering it redeemer of the misfortunes of contemporary society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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