Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14864
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SocialBookmarkingInstrumento.pdf10,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet
Autor(es): Costa, Maíra Murrieta
Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Bibliografia
CiteUlike
Social bookmarking
Literatura - pesquisa bibliográfica
Connotea
Web 2.0
Data de publicação: Abr-2012
Editora: DatagramaZero
Referência: COSTA, Maíra Murrieta; CUNHA, Murilo Bastos da. O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet. DataGramaZero: Revista de Informação, Rio de Janeiro, v.13, n.2, abr/2012. Disponível: <http://www.dgz.org.br/abr12/F_I_art.htm>. Acesso em: 17 dez. 2013.
Resumo: Trata-se de discussão sobre o processo de armazenagem de links favoritos em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Como objetivo geral tem-se a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto à sua adequação para a produção de guia de literatura na web. São analisadas as plataformas CiteUlike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica online. A pesquisa caracteriza-se como mista na coleta e tratamento dos dados. Na análise qualitativa foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa aceitaram utilizar o CiteUlike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não aceitaram o Connotea. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It discusses the bookmarks storage process in social bookmarking platforms and, as a consequence, this process culminates with the creation of a list of recommended documents or sites, approaching the definition of a subject guide. The main objective is the comparative analysis of social bookmarking platforms and their suitability for the production of subject guide in the web. It analyzes CiteULike and Connotea platforms because they are concerned with online academic information. It is a mixed research in data collecting and processing. In the qualitative analysis, it was used Grounded Theory as a research tool. Survey participants would use CiteULike to develop a subject guide in the web but would not use the Connotea.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Datagramazero - Normas - 1.2 A submissão de um trabalho por escrito ou por um meio eletrônico qualquer implica automaticamente a transferência de direitos exclusivos de publicação, por oito meses a partir da data de submissão dos originais inéditos. No caso de publicação, a revista se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor, após os três meses de exclusividade mencionados, a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original. Fonte:http://www.dgz.org.br/dez13/F_I_iden.htm. Acesso em: 17 dez. 2013.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9333
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.