Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14676
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SocialDisclosureCusto.pdf499,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_SocialDisclosureCost.pdf492,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.authorMedeiros, Otávio Ribeiro de-
dc.contributor.authorNiyama, Jorge Katsumi-
dc.date.accessioned2013-11-21T17:30:23Z-
dc.date.available2013-11-21T17:30:23Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 nov. 2013. __________________________________________________________________________________________en
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure and cost of equity in public companies in Brazil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 21 nov. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14676-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o nível de social disclosure e o custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Assume-se a hipótese de que os programas sociais externos promovidos ou apoiados pelas empresas contribuem para a construção da imagem reputacional das organizações, compensando as externalidades, trazendo benefícios sob o ponto de vista econômico, pela relação negativa com o custo do capital. Para testar essa hipótese, foram coletados e analisados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 2005 a 2009. Para avaliação do nível de social disclosure das empresas analisadas, foi utilizado um índice composto de 13 indicadores. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e testado por meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultados evidenciam que há relação negativa entre custo de capital próprio e nível de social disclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semiforte de eficiência de mercado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relationship between the level of social disclosure and the cost of equity in public companies in Brazil. The hypothesis is that external social programs promoted or supported by a company increase the organization's reputation, compensate for externalities and bring economic benefits through the negative relationship with the cost of equity. To test this hypothesis, social responsibility reports of 83 companies listed on the São Paulo Stock, Mercantile and Futures Exchanges (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo - BM&FBovespa) from the period 2005-2009 were collected and analyzed. A composite index of 13 indicators was used to evaluate the social disclosure level of the companies analyzed. The cost of equity was risk-adjusted using the capital asset-pricing model (CAPM) and regression tested using panel data with cross-sectional fixed effects. The results show a negative relationship between the cost of equity and level of social disclosure, indicating that the Brazilian stock market has a semi-strong form of market efficiency.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuáriaen
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9347en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSocial disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasilen
dc.title.alternativeSocial disclosure and cost of equity in public companies in Brazilen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordMercado de capitais - Brasilen
dc.subject.keywordEconomia - aspectos sociológicos - Brasilen
dc.subject.keywordEmpresas - Brasilen
dc.rights.licenseRevista Contabilidade & Finanças - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 nov. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.