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Título: Análise comparativa sobre informações voluntárias divulgadas : o social disclosure das empresas latinoamericanas listadas na Nyse
Outros títulos: Comparative analysis of voluntary information disclosed : the social disclosure of Latin American companies listed on NYSE
Análisis comparativo sobre informaciones voluntarias divulgadas : el social disclosure de las empresas latinoamericanas listadas en la Nyse
Autor(es): Vaz, Andréia Carneiro
Gonçalves, Rodrigo de Souza
Niyama, Jorge Katsumi
Gonçalves, Andréa de Oliveira
Assunto: Informação contábil
Disclosure
Processo decisório
Data de publicação: Jan-2010
Editora: Academia Brasileira de Ciências Contábeis
Referência: VAZ, Andréia Carneiro et al. Análise comparativa sobre informações voluntárias divulgadas: o social disclosure das empresas latinoamericanas listadas na Nyse. Revista de educação e pesquisa em contabilidade, v.4, n.1, p.38-59, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/147>. Acesso em: 19 nov. 2013.
Resumo: O processo de tomada de decisões deve estar amparado por informações contábeis que retratam a situação real das empresas (SCOTT, 1941; HENDRIKSEN; Van BREDA, 1999). Dessa forma, a discussão acerca da extensão das informações voluntárias, sobretudo de natureza social, gera dúvidas sobre o que e quanto deve ser divulgado, tendo em vista que não há parâmetros previamente definidos (VANSTRAELEN; ZAZERSKI; ROBB, 2003). Nesse sentido, este artigo analisa quais as assimetrias existentes no social disclosure das empresas latino-americanas listadas na Nyse. A metodologia da pesquisa é descritiva, documental e quanti-qualitativa (GIL, 1999). Foram analisadas 48 empresas de sete países latino-americanos. Os resultados apontam para uma assimetria significativa no nível de social disclosure entre as empresas analisadas, sobretudo comparando as empresas brasileiras que obtiveram o maior nível de evidenciação com os demais países. Conclui-se que o caminho de uma possível harmonização do social disclosure entre as empresas dos países analisados é um grande desafio, sobretudo no sentido de buscar parâmetros mínimos que norteiem os preparadores de relatórios a produzirem informações que contribuam no processo decisório. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The process of decision making must be supported by accounting information that reflect the actual situation of companies (SCOTT, 1941; HENDRIKSEN, Van BREDA, 1999). Thus, the discussion about the extent of voluntary information, particularly the social ones, raises doubts about what and how much should be disclosed since there are no pre-defined parameters (VANSTRAELEN; ZAZERSKI; ROBB, 2003). In that sense, this article examines what are the social asymmetries in the social disclosure of Latin American companies listed on the NYSE. The research methodology is descriptive, documental and quantitative and qualitative (GIL, 1999). Forty-eight companies from seven Latin American countries were examined. The results show a significant asymmetry in the level of social disclosure among the companies examined, especially when comparing the Brazilian companies that had the highest level of disclosure with the other countries. We conclude that the path of a possible harmonization of social disclosure between companies in the countries examined is a big challenge, particularly in order to get minimum parameters to guide report makers to produce information to assist in decision making. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
El proceso de toma de decisiones debe estar amparado por informaciones contables que retratan la situación real de las empresas (SCOTT, 1941; HENDRIKSEN; Van BREDA, 1999). De esa forma, la discusión acerca de la extensión de las informaciones voluntarias, sobretodo de naturaleza social, genera dudas sobre el qué y cuánto debe ser divulgado, teniendo en vista que no hay parámetros previamente definidos (VANSTRAELEN; ZAZERSKI; ROBB, 2003). En ese sentido, este artículo analiza cuales las asimetrías existentes en el social disclosure de las empresas latinoamericanas listadas en la Nyse. La metodología de la pesquisa es descriptiva, documental y cuantitativa-cualitativa (GIL, 1999). Fueron analizadas 48 empresas de siete países latinoamericanos. Los resultados apuntan para una asimetría significativa en el nivel de social disclosure entre las empresas analizadas, sobretodo comparando las empresas brasileñas que obtuvieron el mayor nivel de evidenciación con los demás países. Se concluye que el camino de una posible armonización del social disclosure entre las empresas de los países analizados es un gran desafío, sobretodo en el sentido de buscar parámetros mínimos que norteen a los preparadores de informes a producir informaciones que contribuyan en el proceso decisorio.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/147/71. Acesso em: 18 nov. 2013.
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