Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14580
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelandoEstimandoDemonstracoes.pdf147,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Modelando e estimando as demonstrações financeiras de uma empresa com o modelo VAR - VECM
Autor(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Doornik, Bernardus Ferdinandus Nazar Van
Oliveira, Gustavo Rezende de
Assunto: Modelos econométricos
Demonstração financeira
Petrobrás
Previsão econômica
Data de publicação: Jul-2011
Editora: Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Referência: MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; DOORNIK, Bernardus Ferdinandus Nazar Van; OLIVEIRA, Gustavo Rezende de. Modelando e estimando as demonstrações financeiras de uma empresa com o modelo VAR - VECM. Brazilian business review, Vitória, v.8, n.3, p.20-40, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=64>. Acesso em: 12 nov. 2013.
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento e estimação de um modelo econométrico de Vetores Autoregressivos (VAR) representando as demonstrações financeiras de uma empresa. Embora o modelo possa ser generalizado para representar as demonstrações financeiras de qualquer empresa, este trabalho foi realizado como um estudo de caso, onde a empresa escolhida é a Petrobras S/A. A metodologia compreende análise de correlação, testes de raiz unitária, análise de cointegração, modelagem VAR, testes de causalidade Granger, além de resposta ao impulso e métodos de decomposição de variança. Além de variáveis endógenas ao balanço financeiro, um vetor de variáveis exógenas foi utilizado, incluindo o PIB brasileiro, taxas de juros interna e externa, o preço internacional do petróleo, a taxa de câmbio e o riscopaís. A versão final do modelo é um Modelo de Correção de Erro Vetorial (VECM) que leva em conta as relações de co-integração entre as variáveis endógenas. Após a estimação e validação, o modelo é usado para estimar as demonstrações financeiras da empresa. As estimativas das variáveis exógenas e de dividendos também foram usadas para estimar o valor de mercado da empresa. Os resultados são aparentemente robustos e podem contribuir no campo de planejamento e estimativas financeiros.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/expediente.asp. Acesso em: 11 nov. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.