http://repositorio.unb.br/handle/10482/14577
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1992_HeloisaPereiraLimaAzevedo_V2.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
1992_HeloisaPereiraLimaAzevedo_V1.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estudo de desempenho dos espaços públicos para o pedestre : um estudo de caso no centro de Taguatinga |
Autor(es): | Azevedo, Heloisa Pereira Lima |
Orientador(es): | Holanda, Frederico Rosa Borges de |
Assunto: | Planejamento urbano - Taguatinga (DF) Urbanização - Brasília (DF) |
Data de publicação: | 12-Nov-2013 |
Data de defesa: | 1992 |
Referência: | AZEVEDO, Heloísa P. Lima. Estudo de desempenho dos espaços públicos para o pedestre: um estudo de caso no centro de Taguatinga. 1992. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 1992. 2 v. |
Resumo: | Este trabalho, apresentado ao Curso de Mestrado em Desenho Urbano, do Departamento de Urbanismo da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos para a obtenção do titulo de Mestre em Desenho Urbano, consiste numa primeira aproximação na busca de uma metodologia para uma efetiva avaliação do desempenho dos espaços públicos para o pedestre. O Estudo de Caso aplicado ao centro de Taguatinga, cidade satélite do DF que apresenta um centro bastante semelhante as cidades medias brasileiras, poderá ser vir de base para a analise de outras partes da cidade ou ate mesmo de outras cidades satélites e, a partir dessas analises, se planejaras intervenções necessárias a obtenção de espaços mais adequados aos pedestres. Este trabalho ressalta a importância de se resgatar em nossas cidades os espaços adequados a escala do homem que se desloca a pé, espaços que sejam agradáveis e estimulantes Para caminhar e a convivência publica, recuperando a função social da rua. Evidencia, também a necessidade da coexistência nesses espaços de veículos e pedestres de forma harmônica Privilegiando os pedestres quando for o caso. Essas características, congruentes com o paradigma da urbanidade, devem estar associadas a características de Funcionalidades Deve se levar em conta que os pedestres necessitam de uma cidade funcional onde possam realizar toda a gama de atividades, que vão exigir deslocamentos,inclusive , motorizados. Nesse sentido, torna-se fundamental nos processos de planejamento e intervenção nos espaços de circulação, se trabalhar com mais de uma dimensão do espaço e de forma integrada as disciplinas ou áreas de atuação afins. Mesmo não sendo um trabalho que esgotou o tema, buscou a associação de técnicas de avaliação dos espaços urbanos provenientes do urbanismo e técnicas de avaliação da circulação da Engenharia de Trafego, especialmente das vias de pedestres, envolvendo duas dimensões de analise morfológica, a funcional e a que estuda os sistemas de co-presença. |
Abstract: | This work, presented to the masters Degree in Urban Drawing, of the Urbanism Department of the University os Brasilia, as part of the requirements for the achivement os the title of Master in Urban Drawing, consists in afirst approach of the Performance of the public spaces for the pedestrians. The Study of the applied case of the center of the city of Taguatinga, a satellite-city of DF which presents a center very like to the medium brasilian cities, will be able to serve as a base for the analisys of other parts os the city or even of other satelit e-cities and, from these analisys, plan the necessary interventions for the achievement of more adequated spaces for the pedestrians. This work stands out the importance of rasomming in our cities the adequated spaces to the scale of the man Who deslocate himself by foot, spaces wich hapen to be pleasant and stimulats for walking and the public acquaintance, repairing the social function of the street, Evidence, also, the necessity of the coexistence in these spaces fo vehicle and pedestrians in a harmonic way, favoured to the pedestrians when it happens to be the case. These characteriscs, conguents with the paradigm of urbanity, must be associated to characteristics of functionality. It shouId be considered that that the pedestrians need a functional city where they m ay realize all sources of activities, wich will demand they may realize all sources of by a motorized vehicle. In this sense, it becomes fundamental in the processos planning and intervention in the spaces of circulation, work with more than one dimension of the space and in a integrated way the disciplines or areas of relative actuation. Even not being a work that exhausted the subject, it searched the association of evaluation tecniques of the urban areas deriving from urbanism and tecniques of circulation evaluation of the traffic Enginnering, especially the pedestrian routes, involving two dimensions of morphologic analisys, the functional and the one witch studies the sistems of co-presence. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Urbanismo, 1992. |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 11/02/2010, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons