Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14552
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContabilidadeInternacionalAnalise.PDF242,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Contabilidade internacional : análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização
Outros títulos: International accounting : an analysis of international reviews on accounting education research in face of the globalization and convergence
Autor(es): Cella, Gilson
Rodrigues, Jomar Miranda
Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Contabilidade internacional
Pesquisa científica
Periódicos científicos
Contabilidade - estudo e ensino
Data de publicação: Jan-2011
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Referência: CELLA, Gilson; RODRIGUES, Jomar Miranda; NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade internacional: análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização. Revista contemporânea de contabilidade, Florianópolis, v.8, n.15, p.177-198, jan./jun., 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2011v8n15p177>. Acesso em: 08 nov. 2013.
Resumo: As diferenças entre as práticas contábeis vêm sendo gradativamente harmonizada por meio de um conjunto de normas contábeis de alta qualidade e de interesse público, que é um dos objetivos do Colegiado de Padrões Contábeis Internacionais (IASB), através da publicação das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS). Neste contexto de convergência local e internacional e de mudanças provocadas pela globalização dos relatórios financeiros, a formação dos contadores apresenta-se como uma preocupação dos organismos internacionais de contabilidade, estimulando as instituições de ensino a adequar-se a estas mudanças. O objetivo deste artigo é fazer uma análise dos periódicos internacionais para verificar quais são os temas das pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização dos relatórios financeiros. Os resultados demonstraram que são três os temas mais freqüentes nas pesquisas: educação continuada da classe contábil, harmonização e convergência internacional da Contabilidade, e assuntos para pesquisa em contabilidade. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The differences between the accounting practices have been gradually harmonized through a set of high-quality accounting standards and public interest, which is one of the goals of the International Accounting Standards Board (IASB), through the publication of International Financial Reporting Standards (IFRS). In this context of convergence of international and local convergence, and changes caused by globalization of financial reporting, the training of accountants is presented as a concern of international accounting organizations, encouraging educational institutions to adapt to these changes. The aim of this paper is to analyze international accounting journals to see which are the subjects of research in accounting education in the face of globalization and convergence of financial reporting. The results showed that there are three most common themes in the polls: continuing education of the accounting, harmonization and convergence of international accounting, and subjects for research in accounting.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista Contemporânea de Contabilidade - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 5 nov. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.