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Título: Um sistema de análise de entrevistas forenses com crianças em casos de suspeita de abuso sexual
Outros títulos: An analyzis system of forensic interviews with children and adolescents in cases of suspect of sexual abuse
Autor(es): Alves Júnior, Reginaldo Torres
Orientador(es): Tavares, Marcelo da Silva Araújo
Assunto: Crime sexual contra a criança
Crime sexual
Psicologia forense
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: ALVES JÚNIOR, Reginaldo Torres. Um sistema de análise de entrevistas forenses com crianças em casos de suspeita de abuso sexual. 2013. 151 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo avaliou os principais modelos de entrevista forense descritos na literatura para a construção de categorias de análise para investigar uma amostra de entrevistas realizadas com crianças suspeitas de terem sido vítimas de violência sexual no contexto de uma vara judiciária cível de proteção. Foram revisados os estudos empíricos de quatro modelos de entrevista para classificar o "nível de força" das evidências científicas que sustentavam suas recomendações, de acordo com o modelo da pirâmide das evidências científicas. Esses estudos serviram de inspiração para a criação de um sistema de análise de entrevistas forenses que foi testada em uma amostra de 31 entrevistas com crianças com idade entre 3 e 17 anos de idade. As categorias criadas foram testadas por meio do procedimento de análise independente de codificadores, gerando índices de concordância entre moderados e altos (kappa> 0.68) para todos os códigos usados, exceto um (elocuçõessugestivas). Houve um predomínio de elocuções de exploração da memória de reconhecimento em detrimentodas elocuções de exploração e da memória de livre evocação, capazes de estimular relatos livres, e uma maior correlação entre elocuções de revelação da violência por parte da criança e o uso de elocuções facilitadoras por parte do entrevistador. Os dados são discutidos em torno da utilidade do sistema de análise de entrevistas forenses como uma maneira de estudar como as elocuções do entrevistador podem influenciar as elocuções da criança relacionadas à revelação ou não de possíveis experiências de violência e na possibilidade do modelo contribuir, no futuro, para a formulação de estratégias de capacitação de entrevistadores para a condução de entrevistas forenses com crianças suspeitas de serem vítimas de violência sexual. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study evaluated the main models of forensic interview reported in the literature for the development of an analysis system aimed at investigating a sample of interviews with children and adolescents suspected of having been victims of sexual violence in the context of a civil court for protection of children and adolescents. We reviewed the empirical studies of four interview models in terms of their "level power" of the scientific evidence that supports its recommendations, according to the pyramid evidence. These studies served as inspiration for the creation of a system analysis of forensic interviews which was tested on a sample of 31 interviews with children aged 3 to 17 years old. The categories created were tested by independent coder analysis, producing levels of concordance between moderate and high (kappa> 0.68) for all codes, except one (suggestive utterances). The results shows a frequent use by the interviewer of probing recognition memory over the use of probing free recall memory, the later one capable of stimulating free reports by the interviewee, and a higher correlation between the disclosure of violence by the child and the use of facilitating utterances by the interviewer. The data are discussed around the usefulness of the analysis system of forensic interviews as a way to study how the utterances of the interviewer can influence the child's utterances related to the disclosure of potential experiences of violence and the suitability of the model to contribute in the future for the formulation of strategies for interviewers training to conduct forensic interviews with children and adolescents suspected of being victims of sexual violence.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Laboratório de Saúde Mental e Cultura, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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