Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14302
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaInocencioOliveiraMelo.pdf15,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parques urbanos, a natureza na cidade : práticas de lazer e turismo cidadão
Autor(es): Melo, Mariana Inocêncio Oliveira
Orientador(es): Dias, Karina e Silva
Assunto: Turismo
Parques urbanos
Natureza
Lazer
Paisagens
Data de publicação: 10-Out-2013
Referência: MELO, Mariana Inocêncio Oliveira. Parques urbanos, a natureza na cidade: práticas de lazer e turismo cidadão. 2013. 202 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Trata-se esta dissertação de uma pesquisa de cunho qualitativo que busca investigar as formas de apropriação estabelecidas nos parques urbanos - Farroupilha e Bosque dos Buritis – pelas práticas de lazer e turismo cidadão. Os parques urbanos são espaços públicos bastante representativos na socialização da cidade, por oferecer diversas atividades – esportivas, culturais, artísticas, educativas e ambientais - capazes de estabelecer relações sociais entre os citadinos e representam espaços com presença da natureza que propiciam a contemplação/fruição no meio urbano. Para tanto, a análise da revisão literária em torno do tema se dá por meio das discussões teórico-conceituais sobre jardim, parque urbano, natureza, lazer, paisagem e turismo cidadão. Por conseguinte, a discussão da dissertação tem o objetivo de apresentar os parques urbanos como espaços que se transformam em lugares de natureza para aqueles que os frequentam, inscrevendo/intensificando na cidade a presença da natureza e a (re)significação dessa experiência, mediante as práticas de lazer e turismo cidadão, transformando a relação do habitante com a cidade e com a vida que a anima.
Abstract: This is a qualitative research dissertation that investigates established appropriation forms in urban parks - Farroupilha and Bosque dos Buritis – of leisure practice and tourism citizen. The urban parks are public quite representative at a city socialization by offering several activities - sports, cultural, artistic, educational and environmental - capable of social relations establishing between the townspeople and represent areas with nature’s presence that promote contemplation/enjoyment in urban way. Therefore, literature review analysis on theme is through the conceptual -theoretical discussions about garden, urban park, nature, leisure, landscape and tourism citizen. However, the dissertation discussion goal to present urban parks as nature place for those who visit it, signing/intensifying in the city the nature presence and (re)signification of this experience through leisure practices and tourism citizen, transforming the habitant relationship with the city and the life that animates it.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.