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dc.contributor.advisorTorres, Cláudio Vaz-
dc.contributor.authorPontes, Marcelo de Almeida-
dc.date.accessioned2009-03-04T15:41:08Z-
dc.date.available2009-03-04T15:41:08Z-
dc.date.created2007-03-
dc.date.issued2009-03-04-
dc.date.submitted2007-03-
dc.identifier.citationPONTES, Cláudio Vaz. Influência dos valores do trabalho na preferência de consumo: empregados comprando de empregadores. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1416-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo testa o modelo de consumo das Duas Rotas (Allen & Ng, 1999) com funcionários da direção de um banco brasileiro, verificando se os valores do trabalho influenciariam a compra, quando o produto estivesse vinculado à empresa onde trabalham. Também postula que desses valores, aqueles ligados às relações sociais no trabalho seriam os mais fortes preditores desse comportamento. Participaram 1040 sujeitos de um universo de 9900 empregados. As hipóteses não se confirmaram. A forma de julgamento para a decisão do consumo foi predominantemente analítica e não afetiva. Foram encontradas relações significativas entre a posse do produto e o nível hierárquico do funcionário na empresa e com a valorização de serviços agregados não ligados ao núcleo do produto. Sugere-se a possibilidade de uso moderado de apelos racionais na comunicação interna do produto, ressaltando seus atributos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe study tested the Two Routes Model (Allen & Ng, 1999) with a Brazilian bank management staff, verifying if manager’s work values influence the consumption, when the product is linked with the organization for which they work. It also enunciates that values related to social relations at the work are the strongest predictor of this behavior. From a total of 9.900 employees, 1.040 participated as the sample considered in the study. The hypotheses have not shown significant correlation with acquisition of company’s product. Results demonstrate that the predominant way to the consuming decision is analytic, but not emotional. Significant correlations were found between the product’s possession and employee’s hierarchical position as well as the value attributed to related services. As possible management implications, the use of moderate rational appeal in internal communication of the product is suggested.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfluência dos valores do trabalho na preferência de consumo : empregados comprando de empregadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.keywordComportamento organizacionalpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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