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Título: Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
Autor(es): Smith, Alessandra Melo
Orientador(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Relações raciais
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: SMITH, Alessandra Melo. Mudanças e/ou permanências: relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa. 2013. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é debater sobre a educação das relações étnico-raciais nos livros didáticos de língua inglesa com referência às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Algumas obras de ensino de língua inglesa anteriores e posteriores à publicação das Diretrizes foram selecionadas para comparação. Esta investigação trata, portanto, de uma análise documental cuja teoria está embasada nas práticas interpretativas do pesquisador. Neste estudo, observa-se que inúmeras modificações foram realizadas nos livros didáticos de língua inglesa, com o passar do tempo, embora essas mudanças não contemplem, corretamente, os princípios das Diretrizes. Por essa razão, esta investigação sugere o uso e a adequação do proposto pelas Diretrizes nas obras, considerando-se necessária a apropriação, principalmente, da cultura e história afro-brasileira que não estão presentes na maior parte dos livros didáticos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of this research is to discuss the education of ethnic-racial relations in English textbooks regarding the “National Curricular Guidelines to the Education of Ethnic-racial Relations and to the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture.” Some English textbooks published before and after the establishment of the Guidelines, were selected to be compared. This study deals with the theory of documentary analysis which is based on the interpretative practices of the researcher. In this study, it is observed that many modifications in English textbooks took place with the passing of time, although these changes do not follow, correctly, the principles of the Guidelines. For this reason, this research proposes the use and the adequacy of these Guidelines in the textbooks, considering necessary the appropriation, mainly, of Afro-Brazilian culture and history, which are not shown in major part of the textbooks.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
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