Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hazin, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Montovani, Juliana Estanislau de Ataíde | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-04T13:30:00Z | - |
dc.date.available | 2013-09-04T13:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2013-06 | - |
dc.identifier.citation | MONTOVANI, Juliana Estanislau de Ataíde. Vi. ver é muito perigoso: uma leitura do olhar em Grande Sertão: Veredas. 2013. 199 f., il. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14073 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Mestrado em Literatura e Práticas Sociais, 2013. | en |
dc.description.abstract | A recorrência enfática do uso de termos semanticamente relacionados ao
olhar, aos olhos ou ao ato de ver apresenta-se de forma bastante significativa nos textos de João Guimarães Rosa, o que sugere haver uma significação própria e relevante do uso desse signo para a obra do autor. Este trabalho visa analisar a relevância do uso desse signo tanto sob uma perspectiva de seus significados
quanto da estruturação das obras rosianas. A partir das leituras desenvolveu-se a acepção de que o ato de ver represente uma forma pela qual os personagens de Rosa descobrem o mundo e a si mesmos, levando-os a uma longa travessia epifânica de encontros e desencontros com o mundo. O sentido da visão adquire um estatuto de descoberta, revelação, epifania, esclarecimento. Assim, seus personagens serão guiados a ver de um modo renovado, o que os fará deparar-se com alegrias e angústias, felicidade e tristezas, porque saber é também doloroso. Visa-se, assim, compreender, na interpretação do romance Grande sertão: veredas, uma travessia constituída a partir do ato de ver, em que a trajetória de aprendizagem de Riobaldo é um elemento essencial da assimilação desse modo de ver não limitante. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The recurrence of the emphatic use of semantically related terms to look, to
the eyes or to the act of seeing is presented quite significantly in the texts of João Guimarães Rosa, which suggests there is a proper meaning and relevance of using this sign for the work of author. This work aims to analyze the relevance of this sign from the perspective of both their meanings and the structuring of his works. From
the readings developed the sense that the act of seeing represents one way in which
the characters of Rosa discover the world and themselves, leading them to a long crossing of epiphanic and disagreements with the world. The sense of vision acquires
a status of discovery,revelation, epiphany, enlightenment, Thus, your characters will
be guided to see a renewed way, what will be faced with joys and sorrows, happiness
and sadness, because knowledge is also painful. The aim is thus to understand in the interpretation the novel Grande sertão: veredas, constituted a crossing from the act of seeing, in which the trajectory of Riobaldo learning is an essential element of
assimilation of this way of seeing not limiting. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Vi. ver é muito perigoso : uma leitura do olhar em Grande Sertão : Veredas | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Grande sertão: veredas - crítica e interpretação | en |
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