Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14067
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ArthurBartholoGomes.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A repetição do ponto de vista estético : uma análise a partir de Kierkegaard
Autor(es): Gomes, Arthur Bartholo
Orientador(es): Paula, Marcio Gimenes de
Assunto: Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Estética
Religião - filosofia
Poética
Data de publicação: 2-Set-2013
Referência: GOMES, Arthur Bartholo. A repetição do ponto de vista estético: uma análise a partir de Kierkegaard. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta dissertação trata do problema da repetição em Kierkegaard do ponto de vista daquilo que ele concebe como sendo o estético. Tanto as articulações do significado deste conceito dentro da obra A Repetição, quanto o significado do estético nesta e em outras obras, serão trabalhados no sentido de aproximar aquilo que, no texto, aparece associado de maneira apenas indireta. A tarefa, portanto, exige uma exposição detalhada da ideia de repetição em toda a sua abrangência tal como Kierkegaard apresentou, bem como o significado do estético e como a repetição abre seus limites para o religioso enquanto uma postura existencial que a ultrapassa. A colisão entre o estético e o religioso, a partir da qual o poético aparece como uma forma de realização da repetição, consiste, portanto, na ideia central deste trabalho e no tema chave, em que seus elementos deverão ser desenvolvidos tanto em seus aspectos divergentes quanto convergentes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation intents to see the problem of repetition in Kierkegaard from that point of view which he conceives to be aesthetical. Both the meaning of this concept inside the book Repetition, as well as the meaning of the aesthetic on this matter in this text and in other writings, will be developed in order to bring together what appears linked in the text only in an indirect manner. The task altogether requires a detailed exposition of the idea of repetition in all its complexity as was shown by Kierkegaard, as well as the meaning of the aesthetical and the limits opened by repetition towards the religious as an existential posture that surpasses it. The collision between the aesthetical end the religious, from which the poetical appears as a way of realizing repetition, consists, for that matter, in the main idea of this work and its key-theme, in which its elements shall be developed in both its divergents and convergent aspects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.