Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veras, Carlos Alberto Gurgel | - |
dc.contributor.author | Silva, Glécia Virgolino da | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-29T14:18:38Z | - |
dc.date.available | 2013-08-29T14:18:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2013-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Glécia Virgolino da. Caracterização experimental do efeito combinado de aditivos no desempenho de misturas biodiesel-óleo diesel. 2013. xx, 193 f. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14058 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013. | en |
dc.description.abstract | Os aditivos antioxidante, depressor do ponto de fluidez (PPD) e biocida foram estudados
individualmente, e em conjunto, na forma de um pacote de aditivos, a fim de se avaliar o
efeito da interação entre eles quando adicionados ao biodiesel. Os biocombustíveis utilizados tiveram três origens diferentes: dois deles foram produzidos no Brasil a partir de óleo de soja refinado e de fritura, e o terceiro foi de origem comercial adquirido em distribuidoras da Itália. Foram realizados ensaios de Estabilidade Oxidativa de biodiesel (Método Rancimat) utilizando antioxidante comercial Pirogalol(Py) e um antioxidante natural, Ácido Gálico(AG), como uma alternativa sustentável para o mercado, o qual pode
ser extraído de taninos hidrolisáveis da planta Tara. Observou-se que o tempo de indução (>6 h) é atingido quando adicionado baixos teores destes antioxidantes. Paralelamente, o aditivo Liovac 415 foi utilizado como PPD, e as medidas de Ponto de Névoa e Ponto de Fluidez foram observados nas misturas de óleo diesel-biodiesel, mostrando-se eficiente a
baixas temperaturas, mas sendo necessário aumento na quantidade inserida dependendo do
valor esperado. Os biocidas testados foram selecionados em função da compatibilidade com o biodiesel, sendo escolhidos o Corina EF (Companhia Miracema-Nuodex/SP) e o Predator 8000 (Innospec/Itália), tendo este último fornecido excelentes resultados em
misturas com 20% de biodiesel de soja em óleo diesel, aumentando a estabilidade das amostras analisadas em 289,19%(com AG) e 710,81%(com Py). Foram realizados testes óticos de injeção utilizando um sistema de injeção common-rail, em que a densidade do gás no interior do recipiente foi ajustada, a fim de simular a mesma condição operativa
empregada no motor oticamente acessível. Os resultados apontaram que a adição de
aditivos não alterou a penetração média do spray durante as injeções. Em seguida foram realizados testes no motor oticamente acessível utilizando-se as mesmas amostras de óleo diesel-biodiesel dos testes óticos no ambiente controlado. Observou-se que os parâmetros avaliados: pressão do cilindro, a penetração do spray e as emissões de gases, antes e
durante as reações de combustão, foram similares nas amostras com e sem aditivos. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que é possível usar o pacote de aditivos contendo tanto o antioxidante Pirogalol, quanto o Ácido Gálico, confirmando-se um aumento significativo na estabilidade oxidativa das misturas sem afetar o desempenho do
motor. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The additives antioxidant, pour point depressant (PPD) and biocide were studied individually and in combination in the form of an additive package in order to evaluate the effect of the interaction between them when added to the biodiesel. Biofuels used had three different sources: two of them were produced in Brazil from refined soybean oil and frying oil, and the third was purchased from commercial sources distributors in Italy. Tests of
Oxidative Stability of Biodiesel (Rancimat method) using commercial antioxidant Pyrogallol (Py) and a natural antioxidant, Gallic Acid (GA), as a sustainable alternative to the market, which can be extracted from the plant hydrolysable tannins Tara. It was
observed that the induction time (> 6 h) is achieved when low levels of these antioxidants added. In parallel, the additive Liovac 415 was used as PPD, and measures of Cloud Point and Pour Point were observed in mixtures of diesel-biodiesel, being efficient at low temperatures, but it is necessary increase in the amount depending on the value entered
expected. Biocides tested were selected based on their compatibility with biodiesel being the chosen Corine EF (Miracema-Nuodex/SP Company) and Predator 8000 (Innospec / Italy), the latter having provided excellent results in mixtures with 20% soy biodiesel in
diesel, increasing the stability of the samples at 289.19% (to AG) and 710.81% (with Py). Tests were performed using an optical injection fuel injection system common rail, wherein the density of gas inside the vessel was adjusted to simulate the same engine operating condition used in optically accessible. The results showed that the addition of
additives did not change the average penetration of the spray during the injections. Then tests were carried out on the engine optically accessible using the same samples of diesel-biodiesel optical tests in a controlled environment. It was observed that the parameters
evaluated cylinder pressure, the spray penetration and the emission of gas before and during combustion reactions were similar in samples with and without additives. According to the results, it was found that it is possible to use additive package containing
both the Pyrogallol antioxidant, as Gallic Acid, confirming a significant increase in oxidative stability of the mixtures without affecting the engine performance. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Caracterização experimental do efeito combinado de aditivos no desempenho de misturas biodiesel-óleo diesel | en |
dc.title.alternative | Experimental characterization of the combined effect of additives on the diesel-biodiesel blends performance | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Biodiesel - qualidade | en |
dc.subject.keyword | Motor diesel | en |
dc.subject.keyword | Combustíveis para motores - testes | en |
dc.subject.keyword | Energia da biomassa | en |
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dc.contributor.advisorco | Hidalgo, Pilar | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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