Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14045
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SequenciamentoAnaliseGenes.pdf259,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Seqüenciamento e análise dos genes das subunidades alfa e beta do hormônio folículo estimulante de bovino (Bos taurus indicus)
Outros títulos: Sequecing and analysis of subunits alpha and beta of the follicle stimulating hormone from bovine (Bos taurus indicus)
Autor(es): Santana, Ângela Patrícia
Moraes, Lídia Maria Pepe de
Murata, Luci Sayori
Torres, Fernando Araripe Gonçalves
Assunto: Genética molecular
Clonagem molecular
Bovino de corte - melhoramento genético
Bovino - embrião - transferência
Data de publicação: Abr-2008
Editora: Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás
Referência: SANTANA, Ângela Patrícia et al. Seqüenciamento e análise dos genes das subunidades alfa e beta do hormônio folículo estimulante de bovino (Bos taurus indicus). Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 496-505, abr./jun. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/view/1360>. Acesso em: 27 ago. 2013.
Resumo: Este trabalho relata uma clonagem e seqüenciamento das subunidades alfa e beta do hormônio folículo estimulante de Bos taurus indicus. Também apresenta os resultados de comparação realizada das seqüências gênicas dessas cadeias com as seqüências das cadeias alfa e beta do FSH de suínos e da cadeia beta de bovinos Bos taurus taurus já presentes no GenBank. Na comparação das seqüências de nucleotídeos e de aminoácidos predita da cadeia αFSH de Bos taurus indicus com as cadeias αFSH de outras espécies como suínos e búfalo (Bubalis bubalis), observou-se que as seqüências são bastante similares. A comparação da seqüência da subunidade αFSH de Bos taurus indicus com a de suíno demonstrou diferenças em três resíduos de aminoácidos. Na comparação com ßFSH, registrou-se modificação na primeira base do codon que levou à alteração no resíduo do aminóacido 83, que, em Bos taurus indicus, é uma glicina, ao invés da serina presente em Bos taurus taurus. Confirmaram-se essa modificação e todas as outras identificadas na seqüência dos cDNA das cadeias αFSH e βFSH em outra clonagem. A modificação Ser para Gly na posição 83 foi a única que alterou a identidade do resíduo de aminoácido na comparação entre as subunidades beta do FSH de Bos taurus indicus e Bos taurus taurus. Contudo, ela não deve alterar significativamente as propriedades fisiológicas do FSH, uma vez que o resíduo de glicina encontrado nessa posição também é encontrado na cadeia βFSH suína. Trata-se, portanto, de uma modificação particular que distingue as cadeias βFSH de B. taurus taurus e B. taurus indicus.
Licença: Ciência Animal Brasileira - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistas.ufg.br/index.php/vet/index. Acesso em: 27 ago. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.