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ARTIGO_PreparacaoPsicologicaServicos.pdf249,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorDoca, Fernanda Nascimento Pereira-
dc.contributor.authorCosta Júnior, Áderson Luiz-
dc.date.accessioned2013-08-22T19:19:05Z-
dc.date.available2013-08-22T19:19:05Z-
dc.date.issued2011-01-
dc.identifier.citationDOCA, Fernanda Nascimento Pereira; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 28, v. 1, p. 79-87, jan./mar. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14014-
dc.description.abstractA preparação psicológica tem sido recomendada pela literatura em função da probabilidade de produzir aumento dos índices de adesão ao tratamento e redução de ansiedade. Todavia, sua utilização requer intervenções mais sistemáticas que conduzam a resultados mais consistentes. Este estudo caracteriza as intervenções de preparação psicológica desenvolvidas em serviços de psicologia pediátrica de hospitais universitários públicos federais brasileiros. Utilizou-se um questionário eletrônico autoaplicável, preenchido via Internet. Participaram da pesquisa 25 psicólogos vinculados a 11 hospitais. Embora todos os participantes refiram- -se à utilização de preparação psicológica, 10 adotam outras denominações, e apenas nove efetuaram algum tipo de avaliação de resultados. Verificou-se, entre os participantes, ausência de consenso teórico ou metodológico no tocante à nomenclatura, aos objetivos, às técnicas e aos procedimentos de execução. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre preparação psicológica, utilizando-se técnicas e/ou recursos variados que apontem relações funcionais mais precisas entre intervenções e efeitos, a fim de estabelecer protocolos de ações práticas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinasen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePreparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federaisen
dc.title.alternativePsychological preparation in the area of pediatric psychology at federal public university hospitalsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPsiquiatria infantilen
dc.subject.keywordPsicologia clínica infantilen
dc.subject.keywordAnsiedade nas criançasen
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-294X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100008en
dc.description.abstract1Literature has recommended psychological preparation due to the likelihood of increasing treatment adhesion rates and reduced anticipatory anxiety. However, its use requires interventions that are more systematic which lead to more consistent results. This study characterizes psychological preparation interventions developed in pediatric psychology services in Brazilian federal public university hospitals. We used a self-administered electronic questionnaire completed via the Internet. Twenty-five psychologists linked to 11 hospitals participated in the study. Although all participants have referred to the use of psychological preparation, 10 adopted different designations, and only nine conducted any kind of evaluation results. We have not determined a theoretical or methodological consensus regarding nomenclature, objectives, techniques and execution procedures amongst the participants. This study claims that there is a need to develop scientific research into psychological preparation which uses different techniques and/or resources and which aims to demonstrate more precise functional relationships between intervention and effects, in order to establish guidelines for practical action.-
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