Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14004
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreCamargoThomeMayaMonteiro.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Livro de artista : a poética editorial dos livros de Tunga
Autor(es): Monteiro, André Camargo Thomé Maya
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Tunga, 1952-
Arte
Livros - indústria
Editoração
Arte moderna - século XX
Data de publicação: 22-Ago-2013
Referência: MONTEIRO, André Camargo Thomé Maya. Livro de artista: a poética editorial dos livros de Tunga. 2013. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a apropriação do conceito de livro de artista e suas representações, pelo mercado editorial, em um caso particular: os livros de Tunga publicados pela editora Cosac Naify. Essas publicações parecem assimilar características de livros de artista, catálogos e livros de arte; os desdobramentos dessa hibridização são facilmente percebidos na variedade de discursos – editoriais, midiáticos, acadêmicos e artísticos – a respeito do mesmo conjunto de trabalhos/obras. Como veremos, a análise dos livros do/de artista, dos textos críticos e dos discursos sobre a obra, lançam, para além da subjetividade do artista e do editor, luz sob alguns pontos da historiografia da arte contemporânea no Brasil. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to understand the appropriation of the concept of artist's book and its representations, by publishing market, in a particular case: Tunga’s books published by Cosac Naify publishing house. These publications appear to assimilate characteristics of artists' books, catalogs and art books; the development of this hybridization is easily seen in the variety of discourses – editorial, media, academic and artistic – about the same set of works. Therefore, the analysis of the books, critical texts and speeches will attemp to shed light on some points of the historiography of contemporary art in Brazil, beyond the subjectivity of editors.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.