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dc.contributor.advisorPaula, Marcio Gimenes de-
dc.contributor.authorSilva, Jadson Teles-
dc.date.accessioned2013-08-15T10:57:53Z-
dc.date.available2013-08-15T10:57:53Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationSILVA, Jadson Teles. A transfiguração de Eros: a erótica em Soren Kierkegaard. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13953-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia, 2013.en
dc.description.abstractDesde a antiguidade clássica que Eros ou o amor tem sido objeto de investigação filosófica. Notadamente, foi com Platão que o amor ganhou contornos filosóficos e assim ele pode construir de forma paradigmática uma erótica que teve ressonâncias na história da filosofia. O começo deste trabalho faz um retorno à filosofia ‘erótica’ de Platão, com vista a demonstrar como Kierkegaard opera uma continuação, ainda que crítica, da erótica socrático-platônica. Atualiza o tema do amor e investiga como ele aparece na modernidade através do movimento romântico conduzindo-o a uma transfiguração. Na conclusão da erótica kierkegaardiana, impetrada em As Obras do Amor, o Eros não será mais uma idealização ou objeto de predileção, mas uma prática do indivíduo cristão. Kierkegaard se valerá do mandamento bíblico “tu deves amar ao próximo como a ti mesmo” para ensejar uma interpretação polissêmica e cheia de polêmica. O amor ao próximo será a nova face de Eros estabelecida por Kierkegaard. A alteridade e a igualdade são requeridas para se relacionar com o próximo, este que equivale a todos os homens indistintamente. O Eros é transfigurado e assim passa a ser uma prática obrigatória do verdadeiro cristão. O amor passa a ser um dever. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractSince the Classical Antiquity that Eros or the Love has been subject of philosophic investigation. Notably, was Plato that gave to the love philosophical contours and, by this way, he could build, in a paradigmatic form, erotic issues that have resonances in the History of Philosophy. The beginning of this work makes a return to the Plato’s erotic philosophy, in order to demonstrate how Kierkegaard operates one continuation – albeit critical – of the Socratic-Platonic’s erotic. It updates the theme about the love and investigates how it appears in the Modernity through the Romantic Movement, conducting itself to a transfiguration. In the conclusion of the kierkegaardian’s erotic, perpetrated in ‘The Works of Love’, Eros won’t no more be an idealization or an object of predilection but a practice of the Christian individual. Kierkegaard uses the biblical commandment “thou shalt love thy neighbor as thyself” to try a polysemic interpretation full of controversy. The love to the neighbor will be the new face of the Eros, as established by Kierkegaard. The alterity and the equality are required to relate with other persons, which is equivalent to all men, indistinctly. The Eros is transfigured and, by this way, becomes a mandatory practice of the true Christian. Love becomes a duty.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA transfiguração de Eros : a erótica em Soren Kierkegaarden
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordKierkegaard, Soren, 1813-1855en
dc.subject.keywordAmoren
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dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Filosofia (ICH FIL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
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