Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13904
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AngelicaAlarconTorres.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gordos e "gordisses" : estudo etnográfico de pacientes obesos no Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Torres, Angélica Alarcón
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Discriminação aos obesos - aspectos antropológicos
Obesidade - cirurgia - aspectos psicológicos
Obesidade
Data de publicação: 9-Ago-2013
Referência: TORRES, Angélica Alarcón. Gordos e "gordisses": estudo etnográfico de pacientes obesos no Hospital Universitário de Brasília. 2013. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo a análise da obesidade por meio de narrativas e histórias de vida e das experiências de pacientes que fazem tratamento no Programa de Pesquisa e Assistência no Tratamento a Obesidade (PASSO) do Hospital Universitário de Brasília. Esta pesquisa teve como foco as narrações dos próprios interlocutores sobre a origem, as causas e os eventos em que se desenvolveu o excesso de peso. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2012 tendo como base as observações efetuadas no grupo PASSO desde o momento em que os pacientes ingressaram na instituição até conseguirem fazer a cirurgia bariátrica como recurso definitivo para emagrecer. E as expectativas, mudanças e sonhos que os pacientes depositam na cirurgia. Neste trabalho foram realizadas, também, entrevistas e conversas com vinte três pacientes no hospital e visitas regulares à casa de três interlocutoras. Desse modo, no trabalho demonstra-se que a obesidade não é a causa, mas a consequência de fatos críticos vividos ao longo da vida. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation has the aim of analyzing the obesity through narrative of life stories, and patient experiences in treatment in Programs of Assistance to Treatment of Obesity (PASSO) at University Hospital in Brazilia taking into account the stories from speakers on origin, cause and events in which overweight is developed. The Work was developed in 2012 from observations into the PASSO group and movement of patients into the institution until the achievement of a bariatric surgery as a resource to reduce weight, and the expectations, changes and dreams of patients about surgery. Besides, in the work interviews to twenty-three patients were done at the hospital, as well as regular visits to three people. In this way the work attempts to show obesity is not the cause but the consequence of critical facts lived through the life.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.