http://repositorio.unb.br/handle/10482/13896
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_ThiagoGuimaraesMoraes.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Comportamento informacional de busca em um ambiente virtual de aprendizagem de apoio ao ensino presencial |
Autor(es): | Moraes, Thiago Guimarães |
Orientador(es): | Fernandes, Jorge Henrique Cabral |
Assunto: | Usuários de bibliotecas Comportamento informacional Psicologia da aprendizagem Realidade virtual na educação |
Data de publicação: | 8-Ago-2013 |
Data de defesa: | 17-Abr-2013 |
Referência: | MORAES, Thiago Guimarães. Comportamento informacional de busca em um ambiente virtual de aprendizagem de apoio ao ensino presencial. 2013. 285 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Essa pesquisa estuda o problema: Qual é o comportamento informacional de busca dos alunos no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais? Para isso explora as seguintes questões: Qual o comportamento informacional de busca de informação de alunos do ensino superior, enquanto usuários de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de apoio ao ensino presencial? Como um AVA usado no suporte ao ensino presencial possibilita a satisfação de necessidades informacionais de seus usuários? O comportamento informacional de busca de informação do aluno em um AVA, durante seu engajamento na aprovação de uma disciplina, pode ser associado a quais estilos de aprendizagem? Para responder às questões formuladas foi analisado o comportamento informacional de uma turma de alunos de uma disciplina de graduação que utiliza o suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, especialmente o comportamento de busca por informação. A pesquisa foi realizada junto a uma turma cujo docente utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Aprender-UnB, Ambiente de Aprendizagem dos Alunos da Universidade de Brasília. As bases teóricas da pesquisa são os modelos de estudos de usuário de Taylor, Dervin, Kuhlthau e Choo. Os métodos usados são a análise de textos, a observação e a entrevista. A pesquisa descreve o comportamento informacional de busca dos alunos através da análise dos dados registrados no AVA, complementada por análises sobre atividades presenciais realizadas em sala de aula, em ambiente de laboratório. Os resultados obtidos permitiram identificar as dimensões do comportamento informacional nos Fóruns de discussão e detectar os estilos de aprendizagem a partir da observação da aula prática. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research studies the problem: What is the search information behavior of students in the process of teaching and learning in virtual environments? For that, it explores the following questions: What is the search information behavior information of higher education students, while users of a Virtual Learning Environment (VLE) to support classroom teaching? How does a VLE used in support classroom teaching enables the satisfaction of information needs of its users? The information behavior of information seeking student in a VLE during their engagement in the approval of a discipline may be associated with which learning styles? To respond to these questions, it was analyzed the search information behavior of a class of students in a graduate course that uses the support of a virtual learning environment. The research was conducted with a class whose teacher uses the virtual learning environment Aprender-UnB, Learning Environment of Students of the University of Brasilia. The theoretical models of the research are user studies from Taylor, Dervin, Kuhlthau and Choo. The methods used are text analysis, observation and interview. The research describes the search information behavior of students through the analysis of the data recorded in the VLE, complemented by analyzes of classroom activities conducted in the classroom, in a laboratory environment. The results obtained allowed to identify the dimensions of information behavior in forums discussions and detect learning styles based on the observation of classroom practice. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.