http://repositorio.unb.br/handle/10482/13881
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_CristianeFerreiraSilvaBarros.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Procedimento para classificação de portos organizados brasileiros |
Outros títulos: | Procedure for classification of organized braziliam ports |
Autor(es): | Barros, Cristiane Ferreira da Silva |
Orientador(es): | Granemann, Sérgio Ronaldo |
Assunto: | Portos - Brasil Investimentos Terminais (Transportes) Áreas portuárias - Brasil Portos - Brasil - projetos e construção |
Data de publicação: | 6-Ago-2013 |
Data de defesa: | 17-Abr-2013 |
Referência: | BARROS, Cristiane Ferreira da Silva. Procedimento para classificação de portos organizados brasileiros. 2013. xv, 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O setor portuário brasileiro, nos últimos anos, vem ganhando espaço no planejamento orçamentário do governo federal. Prova disso são os investimentos previstos e executados pelo PAC entre outras estratégias
criadas para tratar os gargalos do setor e atender às necessidades dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi construir um procedimento que permitisse a classificação dos portos organizados brasileiros em função dos investimentos neles previstos, e em que fosse possível visualizar o desempenho do porto nas classificações ex ante e ex post aos investimentos. Para isso identificou-se e fez-se a escolha e adaptação de métodos de avaliação e/ou classificação de portos existentes na literatura nacional e internacional. Outra atividade
desempenhada para a construção do procedimento foi o mapeamento dos investimentos previstos para os
portos organizados brasileiros. Após a elaboração do procedimento fez-se um estudo de caso no porto de
Santos. Foi possível classificar o porto antes e depois dos investimentos previstos. Na análise dos resultados percebeu-se que o porto de Santos avançou na classificação, melhorando de posição em critérios importantes, como por exemplo, atividade de gestão. Entretanto, o porto não avançou na classificação geral, permanecendo como um porto de segunda classe, mesmo considerando o cenário de execução de todos os
investimentos previstos. O procedimento criado pode ser aplicável a qualquer porto desde que seja possível mapear as informações especificadas no procedimento, necessárias para sua validação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The Brazilian port sector in recent years has been gaining ground in the federal government's budget planning. Proof of this are the investments planned and executed by the CAP among other strategies designed to address bottlenecks in the industry and meet the needs of users. The objective of this research was to construct a procedure that allows the classification of Brazilian ports organized on the basis of investment therein, and it was possible to visualize the performance of the port in the ratings ex ante and ex post investments. For this it was identified and became the choice and adaptation of methods of assessment and / or classification of existing ports in the national and international literature. Another activity performed for the construction of the mapping procedure was planned investment for Brazilian ports arranged. After developing the procedure was a case study in the port of Santos. It was possible to classify the port before and after the investment. In analyzing the results it was noticed that the port of Santos forward in rankings, improving position on importantcriteria, such as management activity. However, the port has not advanced in the standings, remaining as a port of the second class, even considering the scenario of implementation of all planned investments. The procedure created can be applicable to any port provided that it is possible to map the information specified in the procedure necessary for its validation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.