Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Mônica Celeida Rabelo | - |
dc.contributor.author | Monzilar, Eliane Boroponepa | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-31T21:06:02Z | - |
dc.date.available | 2013-07-31T21:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2012-12-20 | - |
dc.identifier.citation | MONZILAR, Eliane Boroponepa. Território Umutina: vivências e sustentabilidade. 2012. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13793 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2012. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se ao Território Umutina, aos desafios da sustentabilidade e às vivências recentes de jovens do Ensino Médio da Aldeia Umutina em torno desses temas. O Território Umutina já está demarcado: o processo foi efetuado em 24 de abril de 1960 e registrado no Cartório do Município do Rosário D’Oeste-MT, com uma área de 28.120 hectares. A Terra Indígena Umutina é rica e importante, pois através dela é que o povo retira o sustento para a sua vivência e estabelece suas relações nas dimensões sociais e culturais - ou seja, a terra é essencial para manter viva a cultura do povo Umutina. As técnicas utilizadas para a realização deste trabalho foram: pesquisa bibliográfica, dados coletados através de entrevista com as lideranças e jovens da comunidade, oficinas, fotografia, e a participação dos jovens da escola Jula Paré. Esta pesquisa-ação contribui para que as gerações novas, a comunidade e a escola possam ter acesso aos conhecimentos tradicionais, aos saberes, valorizando o espaço territorial e a busca de alternativas dentro da comunidade; servirá de registro e documento para as futuras gerações. Obtiveram-se dados que visam fortalecer a cultura, e também servirá como material didático nas escolas indígenas, permitindo a socialização mais ampla ao público. Vai fortalecer e proteger o espaço territorial, cultivar e manter viva a cultura Umutina para que os jovens possam usufruir desse patrimônio. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Território Umutina : vivências e sustentabilidade | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação | en |
dc.subject.keyword | Meio ambiente e desenvolvimento sustentável | en |
dc.subject.keyword | Territorialidade humana | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.description.abstract1 | This work analysis the challenges of sustainability and recent experiences of young high school students Umutina village, in the Indigenuos Land Umutina, located in the state Mato Grosso. The Territory Umutina, with an area of 28,120 hectares, is already demarcated. This process was made on April 24, 1960 and registered in the municipality of Rosario D'Oeste - MT. The Indigenous Land Umutina is essential to keep alive the culture of the people Umutina. The territory is rich and important because it is through it that draws people to sustain their experience and establishes their relationships in social and cultural dimensions. The methodology used for this work was: literature search, data produced through interviews with leaders and youth of the community, workshops, photography, and the participation of young people from school Jula Paré. This action research contributes to the new generations, the community and the school have access to traditional knowledge, valuing the territorial space and the search for alternatives within the community, and serve as a registration document for future generations. We obtained data that aim to strengthen the culture, and will also serve as teaching material in indigenous schools, allowing the broader socialization to the public. Will strengthen and protect the territorial space, cultivate and keep alive the culture so that young people can benefit this heritage. | en |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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