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Título: O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
Outros títulos: Sport as differential to obtain competitive advantage at companies in Brazil
Autor(es): Zardini Filho, Carlos Eugênio
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Marketing esportivo
Concorrência - empresas
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
Data de publicação: 25-Jul-2013
Referência: ZARDINI FILHO, Carlos Eugênio. O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil. 2012. xix, 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com base eui Fairelly e Quester (2005), o esporte surge como uma estratégia de diferenciação e comunicação de produtos. Este estudo objetiva identificar se o esporte, quando utilizado como diferencial competitivo, em estratégias de comunicação, gera vantagem competitiva no mercado consumidor. Além disso, visa verificar o poder explicativo do esporte na escolha e compra de produtos no varejo. Para o entendimento do esporte como diferencial, tomou-se como critério o patrocimo a megaeventos esportivos. Quanto aos aspectos metodológicos, selecionou-se inicialmente as marcas Panasonic, Samsung e Sony paia a análise do uso diferenciado do espoite. tendo a compra de TV como foco. Como ferramenta de coleta, elaborou-se questionário aplicado sobre agentes públicos, moldado em conceitos do marketing e psicologia. A amostra final, de 30S pessoas, teve como fundamento o trabalho de Cohen (1992). Paia a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e regressão logistica. Sobre os resultados, o esporte como diferencial, paia as empresas selecionadas, não afetou diretamente o comportamento de consumo. Todavia, conclui-se que o espoite gera vantagem competitiva a empresas, tendo como suporte o desempenho de marcas como LG. SempToshiba e Phillips. Estas outras marcas citadas pelos entrevistados, mesmo não utilizando o esporte como diferencial (de acordo com o critério estabelecido no estudo), conseguiram transformar sua associação com o esporte em compra de TV por parte de seus clientes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Quester (2005), the spoil arises as a strategy' of differentiation and communication of products. This study aims to identify if sports, when used as a competitive differential in communication strategies, generate competitive advantage in the marketplace. Besides that, to verify the explanatory power of spoils in choosing and purchase products at retail. For understand sports as differential, was taken as the chteiion the sponsorship to sports mega-events. Regarding to the methodological aspects, initially, has selected brands like Panasonic. Samsung and Sony for analyze the different use of sports, being the purchase of TV the focus. As data collection tool, was elaborated questionnaue applied on public agents, molded on concepts of marketing and psychology The final sample, with 308 people, was founded on the work of Cohen (1992). For data analysis, was used descriptive statistics and logistic regression. About the results, the sport as differential, for the selected companies, didn't directly affect consumption behavior. However, is concluded that sports generate competitive advantage to companies, supported by the performance of brands such as LG. Phillips and SempToslnba. These others brands mentioned by respondents, that don't even use the sport as differential (according to the criteria established in the study), have convened their association with the spoil on TV purchase by their customers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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