http://repositorio.unb.br/handle/10482/13693
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2013_SilvaildedeSouzaMartinsRocha.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A inserção do índice de desenvolvimento da educação básica em escolas de ensino fundamental de Teresina - Piauí : um estímulo para a melhoria da educação? |
Autor(es): | Rocha, Silvailde de Souza Martins |
Orientador(es): | Fonseca, Marilia |
Assunto: | Ensino fundamental Educação básica Indicadores educacionais Qualidade (Educação) |
Data de publicação: | 25-Jul-2013 |
Data de defesa: | 25-Mar-2013 |
Referência: | ROCHA, Silvailde de Souza Martins. A inserção do índice de desenvolvimento da educação básica em escolas de ensino fundamental de Teresina - Piauí: um estímulo para a melhoria da educação?. 2013. 166 p., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A presente dissertação aborda o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da Educação Básica no Brasil. Desde que foi criado em 2005, as redes de ensino passaram a se preocupar com ações e medidas que podem colaborar para a obtenção de resultados satisfatórios no indicador. Esta pesquisa analisou as implicações do Ideb para o desenvolvimento de políticas e ações da Secretaria Municipal de Educação de Teresina e para o processo educacional de escolas públicas municipais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, apresentou os desdobramentos do indicador desde a sua primeira divulgação e se propôs atender aos seguintes objetivos específicos: conhecer e analisar as diferentes modalidades de avaliação desenvolvidas na rede a partir dos anos de 1990 até o advento do Ideb, de modo a perceber a condução política, os fundamentos teóricos e metodológicos que as fundamentaram e as mudanças que suscitaram na educação fundamental de Teresina; investigar o processo de inserção do Ideb na Semec e nas escolas fundamentais de Teresina, buscando identificar a sua aceitação e/ou as tensões ocorridas entre os atores institucionais; identificar e analisar, na visão de gestores da secretaria, as políticas e ações da Semec criadas em função do Ideb e a sua repercussão nas escolas; investigar e analisar como os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas investigadas utilizaram os resultados do Ideb (2005, 2007 e 2009) para a melhoria da organização da escola e do trabalho pedagógico. Os autores considerados fundamentais para esse estudo abordam temas que discutem sobre os testes padronizados e entrelaçam as políticas públicas educacionais e o aparato que as sustentam. São eles: Afonso (2001); Bonamino e Franco (1999); Barreto et al. (2001); Dias Sobrinho (2000; 2003); Sousa (2008 e 2009); Freitas (2004); Oliveira (2002); Vianna (2005); Silva (2011); Villas Boas (2004); Fonseca (2009) e outros. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e se desenvolveu na Secretaria Municipal de Educação de Teresina, onde foram ouvidos gestores que atuam no setor pedagógico da Semec. Foram também selecionadas duas unidades escolares, sendo uma com Ideb alto e nível socioeconômico médio e outra com Ideb baixo e nível socioeconômico baixo. Os resultados revelaram que o Ideb tem se tornado um elemento central no processo educacional. Na busca pelo melhor Ideb, a Semec concentrou suas ações nas avaliações de desempenho dos alunos de toda a rede municipal, na formação do professor e no envolvimento da comunidade escolar. Em todos estes eixos foram desenvolvidas ações focadas no Ideb. Com isso, perceberam-se ações que centralizam o indicador através do redimensionamento das atividades educacionais e medidas para estimular as escolas e suas equipes a trabalharem para alcançar as metas propostas pelo Ideb. O estudo também levou à compreensão de que as políticas públicas educacionais, quando são implantadas e apropriadas pelos sujeitos, podem produzir efeitos positivos nas instituições escolares. O Ideb constitui um instrumento que pode orientar a escola no processo de autoavaliação e um meio para possibilitá-la a se enxergar em relação a ela própria no sentido de provocar a identificação de possíveis intervenções capazes de conduzir à melhoria. ______________________________________________________________________________ RESUMEN La presente disertación aborda el Índice del Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), indicador que mide la cualidad de la Educación Básica en Brasil. Desde que fue creado en 2005, las reglas de la enseñanza pasaron a preocuparse con acciones que pueden colaborar para la obtención de resultados satisfactorios en el indicador. Esta investigación analizó las implicaciones del Ideb para el desarrollo de políticas y acciones de la Secretaria Municipal de Educación de Teresina y para el proceso educacional de escuelas públicas municipales de los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental. Con esto, se presentó las consecuencias del indicador desde su primera divulgación y se propuso atender a los siguientes objetivos específicos: conocer y analizar las diferentes modalidades de la evaluación desarrollada en la red a partir de los años de 1990 hasta el advenimiento del Ideb, de modo que se pueda percibir la conducción política, los fundamentos teóricos y metodológicos que las fundamentaron y los cambios que suscitaron en la educación fundamental de Teresina; investigar el proceso de inserción del Ideb en la Semec y en las escuelas fundamentales de Teresina; buscando identificar su aceptación y/o las tensiones ocurridas entre los actores institucionales; identificar y analizar, en la visión de gestores de la secretaria, las políticas y acciones de la Semec creadas en función del Ideb y a su repercusión en las escuelas; investigar y analizar como los gestores y coordinadores pedagógicos de las escuelas investigadas utilizaron los resultados de la Ideb (2005, 2007 y 2009) para la mejoría de la organización de la escuela y del trabajo pedagógico. Los autores considerados fundamentales para ese estudio abordan temas que discuten sobre los test padrón y entrelazan las políticas públicas educacionales y el aparato que las sustentan. Son ellos: Afonso (2001), Bonamino y Franco (1999); Barreto et al. (2001); Dias Sobrinho (2000; 2003); Sousa (2008 y 2009); Freitas (2004); Oliveira (2002); Vianna (2005); Silva (2011); Villas Boas (2004); Fonseca (2009) y otros. La investigación utilizó el abordaje cualitativo y se desarrolló en la Secretaria Municipal de Educación de Teresina, donde fueron oídos gestores que actúan en el sector pedagógico de la Semec. Fueron también seleccionadas dos unidades escolares, una con Ideb alto y nivel socioeconómico medio y otra con Ideb bajo y nivel socioeconómico bajo. Los resultados revelaron que el Ideb se tornó un elemento central en el proceso educacional. En la búsqueda por el mejor Ideb, la Semec concentró sus acciones en las evaluaciones de desempeño de los alumnos de toda la red municipal, en la formación del profesor y en involucrar la comunidad escolar. En todos estos ejes fueron desarrollados acciones enfocadas en el Ideb. Con eso, se percibieron acciones que centralizan el indicador a través del redimensionamiento de las actividades educacionales y medidas que estimulan las escuelas y sus equipos a trabajar para alcanzar las metas propuestas por el Ideb. El estudio también llevó a la comprensión de que las políticas públicas educacionales, cuando son implantadas y apropiadas por parte de los sujetos, pueden producir efectos positivos en las instituciones escolares. El Ideb constituye un instrumento que puede orientar la escuela en el proceso de autoevaluación y un medio para posibilitar verse ella misma con la finalidad de provocar la identificación de posibles intervenciones capaces de conducir la mejoría. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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