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Título: Análise do relacionamento entre a autoeficácia no uso do computador e o impacto do treinamento no trabalho
Autor(es): Guimarães, Vanessa da Fonseca
Orientador(es): Abbad, Gardênia da Silva
Assunto: Computadores - treinamento - aspectos psicológicos
Psicologia industrial
Ensino a distância - ambiente de trabalho
Aprendizagem organizacional
Data de publicação: 24-Jul-2013
Referência: GUIMARÃES, Vanessa da Fonseca. Análise do relacionamento entre a autoeficácia no uso do computador e o impacto do treinamento no trabalho. 2013. xiii, 185 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta tese teve o objetivo geral de identificar o grau de relação que existe entre a percepção de autoeficácia no uso do computador e o impacto de um treinamento à distância no trabalho. Sua relevância no contexto atual das organizações é inegável, uma vez que a adoção de treinamentos mediados pelo computador e internet tem se mostrado cada vez mais presente. Durante essa investigação, uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema autoeficácia no uso de computadores foi realizada, culminando na tabulação e comparação de 30 artigos sobre o tema. Essa etapa foi importante para a definição do modelo teórico proposto nessa tese, o qual exigiu que três estudos fossem desenvolvidos: (1) análise sobre as evidências de validade de três escalas de avaliação da autoeficácia no uso do computador no Brasil; (2) análise sobre as evidências de validade das escalas de avaliação da colaboração do treinamento para a aprendizagem das competências, de impacto em largura e de suporte à transferência do treinamento no trabalho; (3) teste do modelo de avaliação de treinamento à distância, por meio da técnica de análise de regressão múltipla. No Estudo 1, foram encontradas evidências de validade nas escalas de “Autoconfiança no uso de computadores em situações de aprendizagem online (ACAP)”; "Autoconfiança no uso de computadores em situações diversas (ACSD)" e “Autoavaliação sobre o nível de dificuldade no uso de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (DNTIC)". No Estudo 2, a escala de “Avaliação da contribuição do treinamento para aprendizagem das competências previstas (AVT)” teve seus itens construídos e evidências de validade confirmadas, e as escalas de “Impacto do Treinamento no Trabalho” e “Suporte à Transferência do Treinamento” foram revalidadas para a amostra estudada. O Estudo 3 buscou testar um modelo de avaliação de um treinamento a distância, para isso os seis instrumentos construídos nos Estudos 1 e 2 foram enviados para funcionários de uma instituição financeira. Ao final 667 respostas válidas foram obtidas e submetidas à técnica de regressão múltipla padrão. Foram propostos dois modelos de avaliação. O Modelo 1 definiu como variável critério a avaliação do impacto do treinamento no trabalho. Os resultados mostraram que a avaliação sobre a colaboração do curso para aprendizagem das competências, a percepção de suporte à aplicação do treinamento e o nível de autoconfiança no uso de computadores explicam juntos, uma porção significativa da variabilidade da percepção de Impacto. O Modelo 2, que investigou a avaliação da colaboração de um treinamento a distância na aprendizagem de competências específicas como variável critério, mostrou que o nível de autoconfiança no uso de computadores e o suporte à transferência de treinamento influenciaram na avaliação do curso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to identify the degree of relationship between the perceived computer self-efficacy and the impact of distance training on the job. Once the adoption of training mediated by computer and internet has become ever more present in the current context of organizations, the more relevant this kind of study is. During this research, an extensive literature review about computer self efficacy was held, culminating in the tabulation and comparison of 30 articles. This step was important to define the model proposed in this thesis, which required three studies: (1) analysis of the evidence of validity of three scales for assessing computer self-efficacy in Brazil, (2) analysis of evidences about the validity of the rating scales of collaboration training for learning skills, impact on the job, support for the implementation of job training, (3) test of the model for evaluating distance learning, through technical of multiple regression analysis. In Study 1, were found evidences of validity in the scales named "Self-confidence in the use of computers in learning situations online," "Self-confidence in the use of computers in different situations" and "Self-evaluation on the level of difficulty in Use of New Technologies of Information and Communication". In Study 2, the scale of "Assessment of the contribution of training to learn the skills" had its items built and validity evidence confirmed; scales “Training Impact at Work" and "Support the Transfer of Training" were revalidated for the sample studied. Study 3 sought to test a model for evaluation of distance training. The six instruments built in Studies 1 and 2 were sent to employees of a financial institution. In the end 667 valid responses were obtained and subjected to standard multiple regression technique. Two models of evaluation were tested. Evaluation Model 1 defined as the dependent variable to assess the impact of training on the job. Results showed that the assessment of the collaboration course for learning skills, perception support the implementation of training and the level of confidence in using computers together explain a significant portion of the variability of perceived impact. Model 2, which investigated the evaluation of a collaborative distance learning specific skills as the dependent variable, showed that the level of confidence in using computers and support for the implementation of job training influenced the course evaluation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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