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Título: Capacidades dinâmicas e inovação em serviços : um estudo de caso das práticas de sustentabilidade empresarial do Laboratório Sabin
Autor(es): Mazza, Chael Luigi de Souza
Orientador(es): Isidro-Filho, Antonio
Assunto: Desempenho
Normas técnicas
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: MAZZA, Chael Luigi de Souza. Capacidades dinâmicas e inovação em serviços: um estudo de caso das práticas de sustentabilidade empresarial do Laboratório Sabin. 2013. xiii, 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral verificar as relações entre capacidades dinâmicas (CD) e inovação em serviços envolvidas na implementação e manutenção de práticas de sustentabilidade empresarial. Inicialmente, foi realizada uma síntese sobre a literatura de CDs, inovação em serviços e sustentabilidade empresarial (CSR) com enfoque na visão baseada em recursos (VBR) e no caráter processual das CDs e da inovação em serviços. A partir disso foi elaborada uma estrutura conceitual com base nas definições e especificidades teóricas de cada construto e foi delineada uma proposta de análise metodológica conjunta dos dois conceitos. Com base nas proposições resultantes da articulação conceitual dos dois campos de conhecimento elaborou-se um estudo de caso qualitativo e descritivo no Laboratório Sabin. Essa pesquisa fundamentou-se em entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, onde foram contatados 12 funcionários da empresa ocupantes de cargos gerenciais e de liderança de programas ambientais. Com base na análise de conteúdo foram caracterizados os serviços e em seguida foram analisadas as práticas de CSR. Foram delineadas 10 inovações em serviços, dentre elas a elaboração de um roteiro de ações para contingências ambientais e prevenção de acidentes, otimização do operacional de logística, aumento do rigor e exatidão no gerenciamento de processos, formação de novas parcerias e alianças estratégicas, estabelecimento de uma política de conscientização e educação ambiental, estruturação de um sistema formalizado de gestão ambiental e adoção de uma política de avaliação periódica de processos e resultados. Em seguida verificou-se 12 CDs envolvidas na gestão das práticas de CSR: grupos de estudo e apoio para melhoria contínua; otimização contínua do gerenciamento e controle de resultados; capacitação continuada dos colaboradores; monitoramento e otimização da logística; pesquisa e exploração de oportunidades; marketing sustentável; consultoria permanente de sustentabilidade; auditorias contínuas; renovação continuada das práticas de CSR; nova cultura sustentável; seleção de fornecedores; transparência e gestão otimizada de processos. Essas CDs foram categorizadas em dois grupos, implementação e operacionalização (CDIO) e manutenção e renovação (CDMR), em função da fase predominante de atuação. Observou-se que as relações entre os dois construtos extrapolam a literatura e indicam que a relação capacidades-inovação não segue um processo linear simplificado de causa e efeito, mas sim um ciclo de retroalimentação onde a própria inovação, ao mesmo tempo que é efeito e resultado do processo, age como moduladora e modificadora das capacidades dinâmicas. Verificou-se que que as relações entre as capacidades dinâmicas e as inovações em serviços se baseiam em uma articulação entre capacidades dinâmicas e capacidades operacionais que atuam concomitantemente na inovação em serviços e a partir disso são efetivados os resultados. Constatou-se que as capacidades dinâmicas atuam não apenas como causa da inovação, mas também como consequência, e dessa forma estabelecem um ciclo contínuo com orientação para a renovação dinâmica de processos, rotinas e capacidades e contínuas inovações em serviços. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aimed at verifying the relationships between dynamic capabilities (DC) and service innovation involved in the implementation and maintenance of corporate sustainability practices. Initially was established a synthesis of the literature on dynamic capabilities, innovation in services and business sustainability (CSR) with a focus on resource-based view (RBV) and the procedural nature of DCs and service innovation. From this we created a conceptual framework based on the definitions and theoretical specificities of each construct and outlined a joint methodological analysis for both concepts. Based on the propositions resulting from the conceptual articulation of the two fields of dynamic capabilities and innovation in services, was conducted a qualitative and descriptive case study in Laboratório Sabin. This research was based on semi-structured interviews and documentary research, where were contacted 12 company employees occupying managerial positions and leading environmental programs. Also were interviewed two clients and two doctors in order to clarify the relationship between Sabin and stakeholders and assess the external impact of corporate sustainability practices. Based on content analysis were characterized the company's services founded on the mobilized capacities, service operations and utilities. Then we analyzed the practices of CSR, and characterized the mechanisms and operational capabilities involved. We outlined 10 innovations in services. Among them there was the elaboration of a roadmap of actions for environmental contingencies and accident prevention, optimization of the logistics operational, increasing of the rigor and accuracy in managing processes, formation of new partnerships and strategic alliances, establishment of a environmental awareness and education policy, structuration of a formal environmental management system and adoption of a policy of periodic evaluation of processes and outcomes. Then we identified 12 DCs as effecting mechanisms and modulators of CSR practices: study groups and support for continuous improvement; continuous optimization of results management and control; ongoing training of staff; monitoring and optimization of logistics; research and exploration of opportunities; sustainable marketing; permanent sustainability consultancy; continuous audits; continued renewal of CSR practices; new culture sustainability-based; vendor selection; transparency and optimized management processes. These DCs were categorized into two groups, implementation and operation (DCIO) and maintenance and renewal (DCMR), depending on the predominant phase of operation. we observed that the relationship between the two constructs extrapolate the literature and indicates that relation capabilities against innovation doesn`t follow a linear simplified process of cause and effect, but rather a feedback loop where the innovation itself, it`s effect and result of the process, and acts as a modulator of dynamic capabilities. We found out that the relationship between dynamic capabilities and innovations in services are based on a relationship between dynamic capabilities and operational capabilities that operate concurrently on innovation in services to build the results. It was found that dynamic capabilities serve not only as a cause of innovation, but also as a consequence, and thus establish a continuous cycle with guidance for the renewal of dynamic processes, routines and capabilities and continuous innovations in services.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2013.
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